Indianos criam lixeira que fornece Wi-Fi para quem fizer o descarte correto

Em 2013, os amigos indianos Raj Desai e Pratik Agarwal foram juntos a um festival de música chamado Bangalore. Segundo a dupla, eles demoraram duas horas para achar a saída do local, de tanto lixo jogado pelo chão.

Incomodados com o hábito de seus conterrâneos de jogar lixo em qualquer lugar, menos nas lixeiras, eles, que já eram sócios numa StartUp de tecnologia, decidiram criar algo que pudesse ajudar a melhorar a situação.

O resultado é uma lata de lixo digitalizada, que libera uma conexão Wi-Fi gratuita por 15 minutos para quem a utiliza. O aparelho possui um painel de LED que libera um código único de acesso cada vez que algo é jogado fora. A rede tem alcance de 50 metros a partir da lixeira.

lata-de-lixo-tecnologica2

As latas de lixo têm mais ou menos 1,40 metro de altura, custam cerca de 1500 dólares e chamam a atenção de longe. Nos eventos em que foram utilizadas, pessoas formaram fila para jogar coisas nelas, algo que surpreendeu até os criadores.

Convenhamos que ninguém deveria precisar de incentivos para jogar lixo no lixo, mas na prática a criação dos dois é eficiente!

3

2

4

1

Imagens:Reprodução/YouTube