Sustentabilidade

Roteiro Hypeness: um passeio por fazendas sustentáveis de frutas de São Paulo ao Ceará

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Você sabe a origem de tudo o que consome? Questões como esta tem se tornado cada vez mais importantes e o Hypeness acredita muito no quão fundamental é isso na nossa vida. Mas a gente também não sabe de onde vem tuuudo que consumimos, então resolvemos tirar o pé da cidade e fomos até fazendas sustentáveis frutíferas em busca de conhecimento e um pouco de ar puro, é claro.

A nossa primeira parada foi em São Paulo, onde batemos na porta da nossa encarregada nesta missão, a apresentadora Laura Vicente, com o intuito de tirá-la um pouco da vida bem urbana que leva. Ela trabalha com música e está sempre apresentando festivais, entrevistando bandas e falando sobre o tema. Ou seja, faz tempo que ela não curte o silêncio do campo.

df721a46-1bc1-4513-a334-48a141d7d96c

Mapa

Colocando os pés pra fora do apê, demos início a jornada que nos levaria a lugares totalmente desconhecidos e diferentes. Aliás, a gente mal sabia o que estava por vir e o tanto de coisas incríveis que iríamos vivenciar. Então bora, pé na estrada!

A primeira parada foi em Itápolis, a 365 km da capital paulista, onde conhecemos mais sobre o limão no sítio do Seu Antônio e do Seu Sérgio, que produzem a fruta há anos com a ajuda de familiares. O carinho com a fruta e com tudo o que vem da terra é a parte mais importante do processo e que deixou a Laura morrendo de amores.

A colheita do limão é feita manualmente pelo Seu Antônio e sua família, que se certificam de conferir o tamanho e a textura da casca para garantir a escolha do melhor limão maduro. Além disso, as matas, rios e espécies da fauna e da flora, que ficam logo ao lado das plantações, são preservadas pelas famílias, que respeitam as Áreas de Preservação Permanente.

Apps

O cultivo sustentável também acaba gerando mais um fruto: a educação. Através da Coagrosol (cooperativa que une os sítios da região), os filhos dos produtores têm apoio e financiamento de parte dos estudos, e assim terão ainda mais conhecimento e oportunidades no futuro.

Nos despedimos dessa galera para ir pra bem longe, pro nosso amado Nordeste. Fomos parar no município de Itarema, no Ceará, um lugar lindo com menos de 40 mil habitantes, a apenas 2 horas de Jericoacoara. Por lá, praias e natureza convivem muito bem e o visual é um verdadeiro colírio para os olhos, unindo dunas, mata serrana, mangues e caatinga. As terras eram habitadas pelos índios Tremembé e já foram conhecidas como Aldeia do Caju.

No meio de uma área totalmente preservada está a maior fazenda sustentável de coco do mundo, onde fomos guiados pelo engenheiro agrônomo Gilberto que entende de tudo da fruta e do lugar. Foi ele que apresentou pra gente o pássaro Guira Guira, bichinho importante no controle de pragas do coco porque se alimenta das lagartas inimigas. Ou seja, ele protege naturalmente a fruta que vira matéria-prima para picolés!

VOA8007

CorredorEcologico

Aliás, as chances de conhecê-lo fora desse roteiro seriam mínimas. Muita coisa rolou nessa viagem, e mergulhamos de cabeça nessa jornada. A gente se aventurou de buggy, conhecendo animais ao longo do caminho, entrando em profundo contato com a natureza, com a terra, com a água. Por lá, ainda aprendemos mais sobre sustentabilidade, conhecemos os imensos corredores ecológicos logo ao lado do plantio, um viveiro gigante com mais de 5 mil espécies de novas plantas.

Depois de pular cerca, entrar no mato, plantar, colher, provar frutas, conhecer a galera que vive nas fazendas e a origem da comida de verdade, estamos renovados como nunca e muito mais conscientes quanto ao meio ambiente. Quando a gente vive experiências como essa, damos muito mais valor ao o que temos e queremos proteger ainda mais.

E se você ainda não viu: todo esse rolê faz parte da Rota das Frutas de Fruttare, projeto da marca de picolés que tem por objetivo expandir a nossa visão sobre a origem sustentável das frutas utilizadas no sorvete. As fazendas sustentáveis que visitamos ficam ainda melhores no vídeo que retrata toda essa jornada de descobertas. Pra quem quiser conferir e conhecer a origem das frutas que vão para os picolés de Fruttare, dá o play:

VOA9209

VOA9519

VOA9539

VOA9162

selo artigo patrocinado


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Fazenda de cogumelos em estacionamento de condomínio em Paris é um novo modelo de agricultura urbana