Semáforos inteligentes priorizam ciclistas em dias de chuva

O trânsito das grandes cidades está, pouco a pouco, colaborando com aqueles que se recusam a andar de carro. Um ótimo exemplo de como tudo pode ser adaptado para acolher as minorias são os semáforos em Roterdã, que priorizam ciclistas em dias de chuva. Afinal, quem está confortável dentro de veículos não precisa ter pressa, e pode dar preferência para quem está se molhando.

A bicicleta é uma das melhores formas de circular pela segunda maior e mais importante cidade da Holanda. Pensando em melhorar a qualidade do tráfego das magrelas, foram instalados sensores de chuva em semáforos, que a medida em que tem mais contato com a água, passam a priorizar os ciclistas na hora da travessia, aumentando a espera dos carros em 40 segundos.

No último ano, houve um aumento de 10% no uso de bikes em Roterdã. Esta tecnologia é apenas uma entre as 40 medidas aplicadas pelo governo local, que visa incentivar o uso deste meio de transporte, sem poluir o meio ambiente e ainda promovendo hábitos saudáveis por meio da atividade física.

semaforo-roterda2

semaforo-roterda3

semaforo-roterda

Fotos: reprodução

bike roterda

Foto via