Cobertura Hypeness: Vans celebra 50 anos com muito skate e rock em SP

É difícil não conhecer alguém que tenha como fiel companheiro um tênis Vans no pé. Ao longo de 50 anos de história, a marca nunca foi “só um calçado”, mas símbolo de um estilo de vida por inteiro. Queridinha de surfistas, skatistas, roqueiros e descolados, celebrou meio século de vida com um grande evento na Casa das Caldeiras, em São Paulo, contando até com shows das bandas The Black Seeds e Black Rebel Motorcycle Club.

O evento, chamado House of Vans, veio para o Brasil pela primeira vez, e aconteceu simultaneamente em Nova York, Londres, Austin, Toronto, Cidade do México, Hong Kong, Kuala Lumpur e Seul. A ação permeia os pilares de atuação da marca como arte, música, cultura de rua, moda e esportes de ação, reunindo adeptos e simpatizantes destas vertentes.

Para marcar presença na festa foram abertas inscrições pela internet e os sortudos que conseguiram um lugar na lista puderam desfrutar de todas as atividades gratuitas: oficinas de customização de tênis e shapes, exposições, sessões de cinema e de skate na mini-rampa, estúdio de maquiagem, além de shows da banda neozelandesa The Black Seeds, da californiana Black Rebel Motorcycle Club e ainda o DJ Nyack. Nem preciso dizer que, para quem mergulha neste universo, foi uma ótima oportunidade.

Nas paredes do subsolo dava pra viajar entre os tênis icônicos e exclusivos da marca, com edições limitadas que se tornaram históricas. Modelos desenvolvidos em parceria com bandas como Iron Maiden, Motorhead, Beatles, Circle Jerks, Suicidal Tendencies e Slayer. “A Vans faz colaborações desde 1987. Temos aqui o primeiro tênis de banda, que foi com o Motorhead em 1998. Foram entregues 200 tênis numa festa na época e hoje é um dos highlights da coleção porque é muito muito raro e está exposto aqui”, explicou Nicolas Prado, do marketing digital da Vans.

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Para este ano vão ter mais colaborações gringas (pra gente surtar) e uma nova linha de tênis, prevista para agosto. Apesar das novidades serem sempre bem-vindas, é engraçado notar que a Vans é uma marca que vive basicamente de seus modelos mais clássicos desde sempre, passando de geração em geração.

O Authentic, de borda branca, tecido liso e solado emborrachado com padrão de diamante, não demorou pra fazer a cabeça dos americanos, desde quando Paul Van Doren criou o primeiro tênis no ano de 1966, em Anaheim, na Califórnia. Assim se arrastou pelos 50 anos o tênis “de skatistas para skatistas”, sendo diretamente ligado à quem respira este estilo de vida. Os sneakerheads, pessoas que veem no tênis um verdadeiro hobby, incluem modelos da Vans em suas coleções.

Como não se vive só de moda, os calçados também estão diretamente ligados ao esporte. “Temos um time de atletas, sendo um skatista brasileiro no time global. E temos um time de surfistas, incluindo a brasileira Bárbara Müller, que agora é free rider. Mas ampliar as equipes está nos planos”. Apesar de ainda não patrocinarem skatistas femininas, a Vans já dá apoio para duas mulheres que, por enquanto, não podem ter seus nomes revelados. A equipe de skatistas também está presente no filme Propeller, lançado pela marca no ano passado e exibido durante o House of Vans.

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Dentro da agenda para este ano, em junho vai rolar um campeonato mundial de bowl (as famosas piscinas onde a galera faz manobras de skate), com eliminatórias em Florianópolis para as olimpíadas de 2020 – fato inédito dentro da modalidade.

Também vai ter mais uma edição da Vans Custom Culture, campeonato de customização de tênis dentro de escolas públicas e privadas do Brasil, único lugar fora do Estados Unidos que coloca o projeto em prática. “Fomentar a arte dentro das escolas é raro, então essa ligação é muito pura, muita verdadeira. Os finalistas vêm para São Paulo, conhecem a cidade com a gente e são premiados numa festa”, concluiu Nicolas.

Com um monte de gente bacana envolvida, seja no esporte, na arte ou na música, a Vans trilha seus caminhos além do comércio, o que a torna tão fascinante entre as mentes jovens, criativas e inovadoras. Assim acaba se tornando um exemplo de como deixar um legado interessante atrás de um produto e foi isso o que nos motivou a estar no evento. Conheça um pouquinho da trajetória no vídeo abaixo:

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Fotos © Brunella Nunes

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Todas as fotos © Marcelo Mug

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