Empreendedorismo

Conheça o primeiro restaurante dentro de uma prisão e administrado pelos prisoneiros

por: Vicente Carvalho

Publicidade Anuncie


Já contamos aqui sobre uma empresa nos EUA em que, a cada 3 funcionários contratados, 1 é ex-presidiário (vale a pena relembrar aqui).

Pois uma outra empresa, na Itália, tem feito algo igualmente poderoso: abrir um restaurante dentro de uma prisão, onde os garçons e cozinheiros são os próprios presos. Há também um chef profissional e uma maître externos à prisão.

O restaurante InGalera foi inaugurado em outubro do ano passado, no II Casa di Reclusione de Milão Bollate, com um objetivo claro: ajudar prisioneiros em processo de reabilitação de inclusão social.

É um projeto inovador, possível graças à colaboração com a ABC (ABC La Sapienza in Tavola). A cooperativa já estava trabalhando na indústria de alimentos, mas nunca conseguiu lançar um restaurante“, disse Francesco Ferrara, sócio da PwC, uma das empresas idealizadoras do projeto. Graças à prisão de Bollate, conseguimos integrar 3 mundos diferentes: prisão, empresas e educação.

gastronomia_reabilitativa

O projeto por si só já é bastante disruptivo, pois pela primeira vez na história uma prisão abre suas portas para as pessoas, permitindo-lhes experimentar uma realidade frequentemente distante e ignorada. Além disso, ele permite que presos sejam gradualmente inclusos na sociedade.

Ao todo são 50 lugares, num espaço aberto ao almoço e ao jantar, de segunda a sábado. “Nós gostaríamos de ver esse projeto replicado, porque tem enormes benefícios sociais“, disse Ferrara. “Esperamos que ele seja bem sucedido também em outras prisões“.

Assista a um vídeo que explica um pouco mais sobre esse projeto inovador e inspire-se nessa busca incessante por um mundo melhor:

chef-at-in-gallera-prison

chi-siamo

slider-bg1

inGaleraandreaguermani5

restaurante_estrelada_atras_das_grades

inGaleraandreaguermani

cuochi-al-lavoro

Todas as fotos: via Lifegate


Vicente Carvalho

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.