Projeto cria blocos de montar em braille para ajudar na alfabetização de crianças cegas

Aprender a ler e escrever é sempre um momento importante na vida das crianças. Mas essa tarefa pode ser bem mais complicada para aqueles que nasceram com – ou desenvolveram – algum tipo de deficiência visual. Se depender da Fundação Dorina Nowill Para Cegos, essas crianças em breve poderão ser alfabetizadas de uma maneira simples e divertida usando um elemento bastante conhecido dos pequenos: blocos de montar.

Em conjunto com a agência Lew’Lara\TBWA, a Fundação lançou a campanha Braille Bricks que transforma os blocos de montar em um alfabeto completo em braille. A ferramenta busca estimular a criatividade e auxiliar na alfabetização de crianças com deficiência visual.

Hoje, o brinquedo para alfabetização inclusiva já está sendo usado por cerca de 300 crianças na Fundação Dorina Nowill e em outras dezenas de instituições. Agora, a campanha busca convencer os fabricantes de brinquedos a produzir os Braille Bricks para crianças do mundo inteiro através da campanha #BrailleBricksForAll.

Espia só a ideia em funcionamento:

Para apoiar a campanha, basta acessar o site do projeto e enviar sua mensagem através das redes sociais no campo específico para isso. Você também pode acompanhar todas as novidades sobre o assunto através do Twitter e do Facebook da campanha.

BraileBricks 03

BrailleBricks Amizade

Braille Bricks Letra02

BrailleBricks01

Alfabeto Braille

Fotos: Divulgação

braille6

braille7

braille8

Foto: Reprodução Youtube