Inspiração

Filipinas dá um passo à frente e elege sua primeira deputada trans

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

“Há muitos fatores para a discriminação: com base em gênero, idade, grau de instrução, credo. Eu quero servir de inspiração para todos os que sofrem com estas discriminações”. As palavras emocionadas de Geraldine Roman, a primeira política transexual eleita nas Filipinas, dão uma ideia do tom que marcou a sua campanha vitoriosa nas eleições nacionais.

A eleição de Roman para o Congresso é ainda mais relevante se levarmos em consideração o contexto político do país. O recém-eleito presidente Rodrigo Duterte Jr. é conhecido como o Donald Trump das Filipinas. Outro congressista de destaque, o ex-boxeador Manny Pacquiao virou notícia internacional ao declarar que “gays são piores que animais” (e, por consequência, perder o patrocínio milionário da Nike).

Amplamente católica, a sociedade filipina é conhecida pelo seu conservadorismo – o país é o único membro da ONU que ainda não reconhece o divórcio, por exemplo. No entanto, Roman conseguiu conquistar o eleitorado de Bataan, noroeste do país, fazendo uso de uma defesa direta e acessível por humanidade e direitos sociais. Também católica, ela se esforçou pra dissociar as palavras da Bíblia dos discursos de ódio: “Se Jesus Cristo fosse vivo, não aprovaria a discriminação. Tenho certeza disso.”

roman1
AFP

roman2
AFP

A nova deputada das Filipinas voltou recentemente à terra natal para dar sequência à tradição política de sua família. Antes, passou um longo período na Espanha, onde se casou, estudou idiomas estrangeiros (ela fala cinco) e foi editora de uma agência de notícias. Roman passou por uma cirurgia de redesignação sexual e mudou legalmente o seu nome nos anos 1990 – direitos hoje negados à população transgênera das Filipinas. Ela promete batalhar para reverter este quadro e, apesar da forte oposição de setores reacionários, conseguiu um passo fundamental nesta direção.

“As políticas de intolerância, ódio e discriminação não triunfaram. Venceram as políticas do amor, da aceitação e do respeito”, comemorou após a eleição, transbordando de alegria e coragem.

roman3
AFP

roman4
AFP

roman6
AFP

roman5
AFP

Geraldine Roman, a transgender congressional candidate, (C) is greeted by her supporters during a "Miting de Avance" (last political campaign rally) for the national election in Orani town, Bataan province, north of Manila in the Philippines May 6, 2016. REUTERS/Romeo Ranoco

Reuters


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Para cada pedido recebido, iFood vai doar uma refeição para instituições de caridade