Minha Casa é Hype

Nos olhos de Niemeyer: o incrível apê da década de 60 na Paulista que mistura original e contemporâneo

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A convidada da vez do quadro Minha Casa é Hype é Mila Strauss, arquiteta e responsável pelo escritório MM18 Arquitetura juntamente com um amigo de infância, Marcos Paulo Caldeira, e “uma equipe mara, Fabi, Lari e Filipe“.

Junto com a filha, Hannah Strauss, de 1 ano e seis meses, Mila habita há 5 anos esse incrível apê. Vem ver:

MilaStrauss1

Hypeness (H) – Se pudesse descrever a sua casa hoje em poucas palavras, como descreveria?

Mila Strauss (MS) – Minha casa é uma mistura de gerações.

O apê fica na avenida Paulista e era da minha avó desde que construíram o prédio, um dos poucos existentes na Paulista em 1960. Meu pai cresceu aqui. Casa amada desde a minha infância.

Urbanística e socialmente, o fato de ter mudado há 5 anos me fez ver bastante das transformações da Paulista, passeatas, ciclovia nascendo e a rua sendo ocupada por pedestres. Além do que fico sabendo de vários acontecimentos antes do jornal. O povo adora um megafone. 🙂

Ainda rolou o prazer de fazer o projeto do Mirante 9 de julho, PanAm e outras novidades que estão por vir no eixo da Paulista, do nosso amigo amado Facundo Guerra e grupo Vegas.

MilaStrauss4

MilaStrauss2

H – Da onde surgiu a inspiração para a decoração do local?

O ape é uma mistura das minhas coisas, acumuladas em várias casas anteriores, coisas da minha avó, com as da feirinha, dos amigos, do meu pai, da minha mãe, de lojas e presentes de amigos. Os móveis originais são modernistas e, por sorte, gosto de tudo. Minha avó era alemã, gostava da Bauhaus e preferia materiais brutos e puros. Eu também.

Gosto também de ver o tempo nos objetos e nos móveis, às vezes sem restauro, com memória e história. Tiro uma parede e gosto do buraco que fica no chão.

Aí tenho objetos que fui gostando no trabalho e obras de arte que ganhei de pessoas muito especiais.

MilaStrauss10

H – Como foi o processo da reforma da casa para que ela ficasse como está hoje?

Reformei tentando manter o máximo do original possível. Adaptei para o uso contemporâneo. Coloquei ar condicionado, janela anti-ruído, LED e abri a cozinha.

No trabalho, fazemos bastante projetos de resignificação, reuso, retrofit e afins..e gostamos muito de manter ou resgatar o original, com intervenções por cima.

MilaStrauss19

H – Qual o cômodo preferido da casa? Por quê?

Amo a sala. É quadrada, o que é bem raro. Ela não tem nenhum ponto de luz no teto, o que adoro. E tem janelas de parede a parede, piso teto. E muita luz natural.

No meio do caminho, voltei de uma viagem pro Japão e quando entrei quase cai dura. Tinha bem o Niemeyer na sala. Me olhando no olho! Às vezes fico tentando descobrir o que ele pensa. Porque a cara dele é de quem está analisando. Quando eu era pequena tinha um outro painel que adorava. Depois por anos a empena ficou branca. Eu achava triste. Viver com o Niemeyer de painho realmente me faz feliz.

MilaStraussExtra

Fiz um percurso de sofás para minha filha aprender a andar. Funcionou bem. Ela andou com 10 meses. Agora toca o terror 🙂 Os brinquedos dela também ficam na sala, para ficarmos juntas, dentro do baú em que minha vó trouxe suas roupas em 1939 quando veio para o Brasil.

MilaStrauss17

H – Qual o item de decoração que mais gosta na sua casa? Por quê?

Gosto de algumas: O Niemeyer que foi um presente de alguém que ainda não sei de quem. De um puff que parece uma pedra que meu sócio me deu e de um Valauri que duas amigas me deram.

MilaStrauss28

As fotos foram feitas pelo meu amor Ali Karakas. Veja todas abaixo:

MilaStrauss15

MilaStrauss16

MilaStrauss3

MilaStrauss5

MilaStrauss6

MilaStrauss7

MilaStrauss8

MilaStrauss9

MilaStrauss10

MilaStrauss11

MilaStrauss12

MilaStrauss13

MilaStrauss14

MilaStrauss18

MilaStrauss22

MilaStrauss21

MilaStrauss20

MilaStrauss23

MilaStrauss24

MilaStrauss25

MilaStrauss26

MilaStrauss33

MilaStrauss35

MilaStrauss36

MilaStrauss37

MilaStrauss34

MilaStrauss27

MilaStrauss28

MilaStrauss29

MilaStrauss30

MilaStrauss31

Todas as fotos © Ali Karakas


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.