debate

Comentaristas afirmam que atletas deveriam ser obrigadas a usar maquiagem na Olimpíada

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Não há como negar: existe uma grande diferença na maneira em que as atletas mulheres são ‘comercializadas’ e, um evento da dimensão de uma Olimpíada, deixa isso ainda mais em evidência. Enquanto o uniforme das ginastas femininas é um maiô, o dos ginastas masculinos é uma regata com short ou calça. No vôlei de praia elas usam um top e uma calcinha de biquíni e eles, uma bermuda e regata. No vôlei de quadra o uniforme das jogadoras é um shortinho colado, o dos jogadores, um bermudão.

Como se isso não bastasse para deixar claro o quanto, mesmo no esporte, as mulheres são objetificadas, as declarações de dois comentaristas esportivos bateram o martelo sobre esta questão. Durante um programa da rede americana Fox News, Bo Dietl e Mark Simone (nenhuma surpresa aqui: os dois são homens) afirmaram que todas as atletas deveriam ser obrigadas a usar maquiagem nos Jogos Olímpicos.

por8oahku89

“O ponto central dos Jogos Olímpicos, toda a razão para este treinamento, para o trabalho de conseguir chegar até lá é endossar a beleza.” Disse Simone. Eu acho que, quando você vê uma atleta, por que eu deveria ter que olhar para suas espinhas? Dietl acrescentou. “Por que não um pouco de blush em seus lábios (SIC), e cobrir as espinhas? Eu gostaria de ver uma pessoa que ganha a medalha de ouro subindo ao pódio bonita”, continuou.

Para justificar os comentários no programa que é apresentado por uma mulher (a jornalista Tamara Holder), Bo Dietl ainda disse: Tamara, olha como você fica linda com essa maquiagem. Como você é quando se arrasta para fora da cama de manhã? Quando uma pessoa tem boa aparência ela recebe mais apoio. Alguém investiria dinheiro em uma medalhista olímpica que se parecesse como um pedaço de pano desbotado? Acho que não.

As declarações machistas receberam duras críticas na internet. “Esses dois falando m* sobre como as pessoas devem parecer na TV? Por que tenho que ver alguém parecendo um presunto cozido de Natal? Eu gosto de ver homens lindos na FOX News”, criticou a blogueira Alle Connell.

Os homens são valorizados por suas realizações enquanto as mulheres só são valorizadas por sua aparência. Isso significa que atletas do sexo feminino devem considerar serem bonitas para agradar aos homens como parte principal de seu trabalho”, ironizou.

Rotular uma atleta do sexo feminino como algo menor porque ela tem acne ou não está usando blush é um excelente exemplo das pressões sociais nocivas que existem sobre as mulheres. Temos certeza de que não há uma única atleta no Rio que tenha passado por um treinamento duro com o objetivo final de fechar um contrato com uma marca de cosméticos. Não deixe que ninguém lhe diga que você deve (ou não deve) usar maquiagem. Sua aparência é a sua escolha e não a decisão dos outros – muito menos de comentaristas da Fox News”, escreveu a jornalista A. Khan.

Você pode assistir ao programa completo aqui (em inglês), mas avisamos: se prepare para as pérolas sexistas que são muitas.

* Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.