debate

Entenda os porquês da declaração de Marina Abramovic sobre aborto

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Em uma entrevista ao jornal alemão Tagesspiegel, a artista performática Marina Abramovic afirmou que fez três abortos durante sua vida, pois, segundo ela, ter filhos teria sido “um desastre para o seu trabalho”.

Eu fiz três abortos porque estava certa de que ter filhos seria um desastre para o meu trabalho. Uma pessoa tem uma energia limitada e [com filhos] eu teria que dividi-la”, declarou.

Aos 69 anos, Marina é famosa por ter dedicado mais da metade de sua vida à arte performática. De acordo com ela, na arte as mulheres não são tão bem-sucedidas quanto os homens devido à suas escolhas pessoais.

marina_interna

Na minha opinião essa [filhos] é a razão pela qual as mulheres não são tão bem-sucedidas quanto os homens no mundo da arte. Há uma abundância de mulheres talentosas. Por que só os homens assumem posições importantes? É simples. Por que mulheres não querem sacrificar amor, família e crianças”, afirmou.

Em um de seus primeiros trabalhos, em 1974, Marina convidou o público a usar uma variedade de objetos sobre ela, entre eles estavam um buquê de flores e uma pistola carregada. Em entrevista ao The Guardian, a artista declarou que, naquele momento, estava pronta para morrer.

Comentando sobre sua vida agitada, a artista citou mais um motivo pelo qual considera a decisão de não ter tido filhos assertiva.

Eu sou a obra de arte. Não consigo enviar uma pintura, então eu me envio. No ano passado eu não passei mais que 20 dias em Nova York. Nos aeroportos eu preciso pensar ‘de onde as minhas malas estão chegando?’. Eu não sei se poderia viver de forma diferente. Além disso, não tenho marido, nem família, eu sou totalmente livre”, finalizou.

Uma de suas performances mais emblemáticas intitulada “A Artista Está Presente” de 2010, Abramovic sentava-se passivamente em frente a estranhos e celebridades no Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York. O projeto foi transformado em um documentário que ganhou uma controversa adaptação para um clipe do rapper Jay-Z.


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.