Cobertura Hypeness

A mostra de Alice no País das Maravilhas em SP é um mergulho em outro mundo

por: Brunella Nunes

Publicidade Anuncie

Para quem tem tanta pressa quanto o Coelho Branco, muita calma nessa hora porque a mostra da Alice no País das Maravilhas enfim abriu suas portas em São Paulo. Ocupando uma área de 800 m² no shopping JK Iguatemi, a Experiência Alice propõe uma imersão na história escrita por Lewis Carroll a 151 anos atrás.

Logo na entrada nos deparamos com uma porção de publicações sobre a menina que caiu numa toca de coelho e foi transportada para um mundo fantástico. Ali estão edições curiosas e peculiares, cedidas por Adriana Peliano, presidente da Sociedade Lewis Carroll no Brasil. Certamente uma das mais incríveis contém ilustrações do artista surrealista Salvador Dalí, que parece formar um casamento perfeito com a obra literária. O livro, aliás, é um dos mais ilustrados da história, desenhado mais de 150 vezes dentro do mercado editorial. Com uma graciosa animação entre as paredes forradas por páginas, o espaço mostra o processo criativo das histórias de Alice, incluindo Através do Espelho e Jogo de Sete Chaves.

experienciaalicesp-17

Um barquinho, onde dá para tirar fotos, está no meio do cenário e não é por acaso. Passeando de barco com seu amigo de universidade e três crianças, incluindo Alice Pleasance Liddell, o escritor teria contado a história ao longo do passeio e a verdadeira Alice gostou tanto da ideia que pediu a ele para coloca-la no papel. Apesar de Carroll negar que os livros tenham se inspirado na garota, existem dedicatórias, poemas e coincidências envolvendo seu nome.

experienciaalicesp-46

experienciaalicesp-5

Seguindo para as demais 11 salas, na sequência vem o grande momento de ser levada para este universo lúdico. As projeções mapeadas mostram o apressado coelho transitando pelas paredes. Seguindo a narrativa, além da entrada convencional o visitante também pode optar pela toca, uma pequena passagem que requer agachamento, mas vale a pena, nos transportando para um escorregador onde, enfim, caímos nas graças da história.

experienciaalicesp-25

Este é o momento em que Alice tenta abrir portas com a chave que encontra, espia pela fechadura e encontra o coelho apressado com sempre. Depois de beber uma poção que a faz diminuir e comer um biscoito que a faz dobrar de tamanho, nada se resolve por enquanto. Num desespero para entrar neste mundo de sonhos, a menina chora e nós atravessamos seu lamento até chegar a uma sala que mostra, na prática, os princípios da animação. A ideia de colocar imagens sequenciais em movimento é sentida por nós com o clique de um botão. A imagem que se projeta é de um encantamento sutil, longe de grandes tecnologias e ainda assim interessante.

experienciaalice

Pelas paredes, espelhos disformes aumentam e diminuem nossas proporções. O percurso segue por elementos e personagens da história, passando pelo charmoso Gato de Cheshire, que surge meio “de repente”. Ao chegar, enfim, na hora do chá para o desaniversário, uma grande mesa está montada e sim, você pode sentar na cadeira para tirar foto. Ali também tem um desafio: tentar se levantar sem se apoiar. Não deu pra mim. Ao longo do caminho, o que posso dizer é que flores mudam de cor com apenas um toque das mãos…experimente.

experiencia-alice-5

A última sala é dedicada aos personagens do filme e também está propícia para cliques com o celular. No final, o maior dos pecados: a lojinha da ONG Orientavida, que qualifica mulheres carentes na região do Vale do Paraíba, gerando trabalho e renda a centenas de famílias. Licenciada Disney desde 2009, está recheada com produtos bordados a mão, entre cadernos e almofadas, de Alice no País das Maravilhas, além de caixinhas, tiaras e bolsinhas. Vale mencionar que parte da arrecadação da venda de ingressos irá para a instituição.

Com cenografia assinada pela Caselúdico, que tem no portfolio a mostra do Castelo Rá-Tim-Bum, a ideia era seguir um “padrão MIS”, ou seja, proporcionar ao público uma mostra tão bonita e imersiva quanto às assinadas pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Os ambientes e a música certamente são impecáveis, muito bem feitos e bem posicionados, em forma de labirinto. Para os fãs da história e adultos que querem voltar a ser criança, a experiência é válida. A entrada em cada um dos ambientes traz aquela sensação de surpresa, descoberta e encantamento que só as histórias infantis podem proporcionar.

experienciaalicesp-22

Mas devo dizer que a mostra peca em conteúdo, ou a falta dele. Não há muito o que ler ou saber sobre os personagens, tão cheios de trejeitos e características marcantes. Por ser uma experiência breve e mais sensorial, entendo a proposta de ter menos informações, estando dentro dos moldes dinâmicos que nos encontramos atualmente. Ainda assim, no geral os espaços estão vazios, apenas forrados com imagem e som, o que também é uma pena em se tratando de um tema tão rico. Saí de lá sentindo falta disso, só que feliz por ter esse gostinho.

experienciaalicesp-15

experienciaalicesp-45

experienciaalicesp-18

experiencia-alice

experienciaalicesp-16

experienciaalicesp-19

experienciaalicesp-8

experienciaalicesp-27

experiencia-alice-4

experienciaalicesp-35

experiencia-alice-7

experienciaalicesp-38

experienciaalicesp-40

experiencia-alice-8

experienciaalicesp-43

experienciaalicesp-44

experienciaalicesp-39

Experiência Alice @ Shopping JK Iguatemi | De 06 de outubro a 30 de novembro
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo

Horários: segunda a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 19h.

Capacidade: 220 pessoas a cada 1 hora

Bilheteria: R$ 35,00 (valor inteiro), www.ingressorapido.com.br

 

Todas as fotos © Brunella Nunes & Fábio Feltrin

coberturahype


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.