inovação

Chega ao Brasil a ferramenta que te permite checar no Google se uma notícia é verdadeira ou falsa

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

UPDATE: Quando o Hypeness deu a notícia, lá em 20 de outubro de 2016, o sistema de checagem de notícias do Google estava apenas disponível nos Reino Unido e EUA. A boa notícia agora é que já chegou ao Brasil e, ao contrário da primeira versão, que só funcionava no Google News, esta permite fazer a checagem no próprio buscador. Os responsáveis brasileiros por confirmar a veracidade das notícias são Aos Fatos, Agência Lupa e Agência Pública.

Com certeza você já caiu em alguma ‘notícia pegadinha’ dessas que todo mundo começa a compartilhar e, mesmo quando é desmentida, já é tarde demais: a mentira já se espalhou por todos os cantos. Pois infelizmente a internet tem o poder de perpetuar informações, mesmo que não sejam verdadeiras.

Para ajudar a evitar este inconveniente do mundo moderno, o Google acaba de anunciar um recurso que verificará a veracidade das notícias. O “Fact Check” ajudará o internauta que utiliza o Google Notícias a identificar tanto a informação de qualidade quanto boatos e notícias falsas.

check

O mecanismo funcionará por meio de uma tag que criadores de conteúdo poderão aplicar às informações que liberam na Internet e haverá monitoramento para que fontes falsas de informação não utilizem o “fact check” para enganar o leitor.

Claro que isso pode não impedir que histórias falsas apareçam no Google News, mas vai tornar muito mais difícil.

O novo recurso por enquanto está disponível apenas para usuários do Reino Unido e Estados Unidos.

Todas as fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.