inspiração

Diretor no DF tira sandália de menino e o manda pra casa descalço; e momento vira corrente do bem pelo Brasil

por: Vicente Carvalho

Publicidade Anuncie

Essa semana circulou um vídeo de um menino de cabeça baixa, sentado em um carteira de sala de aula – descalço.

Confesso que não vi o vídeo porque já sabia que eu ia ficar mal ao assistir, já que, na descrição, a pessoa que filmou dizia: “Tadinho sendo humilhado por causa de uma havaiana ngm sabe o pq ele estava de havaiana as vezes não tem nem condição para comprar um tênis e o diretor faz isso pega a sandália dele pisa no pé dele e ainda manda ele voltar pra sala descalço pra todo mundo ver “. (quem quiser ver o vídeo clica aqui).

pedrohavaiana1

Em nota, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Legislativa disse repudiar a conduta do diretor. “Onde se escondeu a sensibilidade desse profissional da educação que submete à humilhação uma criança – 12 anos – diante dos seus colegas pelo fato de ser pobre? De ir à escola de sandálias? Até onde nos levará essa espiral insensata de preconceito de classe?“, diz trecho do documento.

Pois bem, diante desse fato horrível, através de uma amiga, fiquei sabendo que dia 07/12 foi aniversário do Pedro Augusto (o menino do vídeo). A amiga falou que fez um poema para o menino e pediu que eu divulgasse na fanpage do Razões para Acreditar como uma forma de presente. Ela estava em contato com a mãe do menino, a Dona Floraci, que relatou que Pedro estava ainda chorando muito e triste com toda a humilhação.

Resolvi publicar a foto dele, pedindo para que as pessoas mandassem mensagens de parabéns pra ele, e olha no que deu:

Uma verdadeira comoção, feita de milhares de comentários e mensagens lindas de aniversário para o Pedro. Muitas pessoas mandaram também em outros posts e no Instagram, mas até o momento contamos quase 2500 felicitações:

pedro_comments

pedro_comments2

Diante de tamanha lindeza, resolvi tentar fazer um pouco mais pelo menino. Porque acredito que um acontecimento desse porte pode marcar pra sempre a vida de alguém, acho importante tentarmos proporcionar um pouco de coisas boas para Pedro e sua família.

Desde então estou em contato com a família por WhatsApp, e o menino mostrou-se radiante  pelas mensagens de parabéns (sua mãe mostrou pra ele pelo celular dela). Em conversa com um amigo, o Natanael Sena, criador do blog Vai de Fusca, tivemos a ideia de levar o Pedro até Interlagos, para que ele dê umas voltas na mesma pista onde passaram tantos e tantos nomes históricos da Fórmula 1. E está dando certo: conseguimos passagem, hospedagem e motorista para buscar e trazê-los em todo o trajeto, tudo de graça.

Paralelo a isso, muita (MUITA!) gente se prontificou em ajudar o Pedro e sua mãe, a Floraci, dando presentes e alguma ajuda financeira. Por isso, decidimos concentrar a ajuda e, quem quiser dar presentes, pode mandar para o endereço que publicamos aqui.

Abaixo uma foto que a Dona Floraci mandou do Pedro, da irmã Williane, e dela:

whatsapp-image-2016-12-08-at-21-29-05

Conclusão, a internet não é exclusivamente o mar de ódio de que todos falam! É claro que tem muita gente sem noção e pronta para destilar todo e qualquer comentário de ódio pra todos os lados. Mas também é um local onde podemos fazer mobilizações que mudam a vida das pessoas de forma extraordinária. Meu muito obrigado a todos que estão acompanhando essa história e saibam que é só o começo.

 

Para saber tudo sobre os próximos passos da história, acompanhe aqui.

Todas as fotos: Arquivo Pessoal


Vicente Carvalho

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.