Inspiração

Presidiários em Joinville escrevem livro sobre suas experiências na prisão

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


Dom Quixote, considerado por muitos como o maior romance de todos os tempos, começou a ser escrito enquanto Miguel de Cervantes estava na cadeia, por conta de suas altas dívidas. O mesmo aconteceu, é claro, com Memórias do Cárcere, uma das grandes obras da literatura brasileira, iniciada com Graciliano Ramos vivendo seus dias de prisão. O mesmo se deu com obras de Oscar Wilde, Dostoievski, Marquês de Sade, Antonio Gramsci e muitos outros. Todos estes eram, no entanto, escritores de fato.

Uma nova coletânea de escritos do cárcere traz detentos “comuns”, não-escritores, relatando o período em que cumpriram pena.

Trata-se do livro Contos Tirados de Mim – A literatura no cárcere. A obra reúne o resultado de uma série de oficinas literárias realizadas com presos de Joinville, em Santa Catarina. Histórias familiares, relatos de relacionamentos, experiências pessoais e o próprio cotidiano da prisão são relatados nas histórias, que formam esse que é o segundo volume da coleção que reúne o que escreveram os presos nas oficinas.

contos1

contos3

Fotos do lançamento do livro dentro do presídioLançamento do livro dentro do presídio

As oficinas entraram nos presídios através de uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça, que ofereceu a redução de penas através de atividades educacionais, como a leitura e a escrita.

contos5

O livro foi realizado por uma editora paulista, e ilustra o resultado do entendimento de que a literatura é fator determinante para que a educação seja um meio de expansão e evolução civilizatória, como um estimulante para a reintegração social – e um direito fundamental de qualquer pessoa.

O primeiro volume dos contosO primeiro volume dos contos

© fotos: divulgação


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Amigos faltam em festa de menina autista e estranhos aparecem para reverter situação