Debate

CIA divulga 13 milhões de documentos que incluem avistamentos de óvnis e experiências psíquicas

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


Essa notícia é perfeita para tirar o sono daqueles fãs de teorias da conspiração. Isso porque, desde quarta-feira, 18, a CIA tornou públicos quase 800 mil arquivos secretos, compostos por cerca de 13 milhões de páginas. Entre as informações disponibilizadas, estão relatos de pessoas que viram óvnis, bem como detalhes sobre experiência psíquicas realizadas pelo órgão.

Parte dos documentos disponibilizados já estavam abertos ao público desde a década de 1990. Porém, para ter acesso a eles, era preciso ir presencialmente até a biblioteca localizada nos Arquivos Nacionais, em Maryland, entre as 9h e as 16h30. Obviamente, a dificuldade impedia muitas pessoas de acessar os arquivos, que agora podem ser conferidos online.

Entre os documentos, há detalhes sobre os experimentos relacionados ao programa Stargate, incluindo testes feitos por Uri Geller em 1973, em que suas habilidades paranormais seriam medidas. Os arquivos contam que ele seria capaz de reproduzir parcial ou totalmente desenhos feitos por pessoas que estavam em um aposento separado, como sugerem as imagens abaixo. Na época, os pesquisadores teriam escrito que ele apresentou “habilidade perceptiva paranormal de uma forma convincente e sem ambiguidade“, segundo informações da BBC.

cia1

Foto: CIA / Foto destaque via

Há ainda o registro de compra de uma tinta invisível e diversos relatos de avistamentos de óvnis. Além disso,  diversos documentos citam o Brasil. De acordo com a Revista Galileu, 11 mil documentos falam sobre o país, a maioria deles produzidos entre 1940 e 1990.

Na década de 1970, por exemplo, a agência divulgou um relatório especial sobre o ditador Emilio Médici em que mostrava simpatia pelo militar e comentava com descaso as denúncias de tortura. Mais recentemente, um documento de 1988 sugere que a agência estaria analisando a criação de uma empresa de fabricação de armas no Brasil, ideia que seria “apoiada por governo e militares“.


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
China colhe DNA e biometria de minoria muçulmana em vigilância disfarçada de programa de saúde