Empreendedorismo

Empresa gaúcha promete reduzir em até 80% o consumo de água em descargas

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


São muitos os problemas do mundo contemporâneo, mas alguns se destacam por sua urgência absoluta e fundamental. Dentre tais, poucos são tão agudos e essenciais quanto o problema da água. Basta olhar para nossas próprias vidas e casas para perceber que consumimos água demais. Se colocarmos em perspectiva esse consumo e o tanto de desperdício diante do mundo, temos certeza da apocalíptica ameaça que a escassez de água pode nos trazer.

Piipee8

Problemas desse tamanho costumam exigir soluções igualmente enormes, e com a falta de água que se anuncia para nosso seco futuro próximo não é diferente. Para resolvermos de fato esse problema é preciso uma mudança tão grande que colocará em questão não só nossos meios de produção como praticamente tudo que diz respeito ao consumo, aos nossos hábitos, à nossa vida. Tão complexidade, no entanto, não quer dizer que devamos ficar de braços cruzados esperando que outros resolvem o dilema; podemos e devemos fazer nossa parte – e isso pode começar em casa. Mais precisamente no banheiro. Com o perdão da invasão de privacidade, mas sendo ainda mais preciso, na privada.

Piipee2

Pois ainda que grande parte do consumo de água esteja nos grandes produtores (principalmente no agronegócio), nossos desperdícios diários são a parte mais fácil de resolvermos com nossas próprias mãos – e é isso que a empresa Piipee, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, promete nos facilitar. Uma parte do uso de água de nossas casas vai embora pela privada junto com outro líquido incontornável e fundamental: nosso xixi. São dezenas de litros de água utilizados a cada descarga, que a Piipee promete que pode ser, em grande parte, economizada.

Trata-se de um dispositivo acoplado ao vaso, que libera um aditivo químico biodegradável, capaz de economizar em 100% a necessidade de água para eliminar o xixi. Sim, é isso mesmo: com o Piipee, você não precisa usar a água para dar a descarga em seu xixi, basta liberar sua solução química e pronto – o xixi e seu odor desaparece de seu vaso sanitário.

Piipee5

A instalação do dispositivo não exige reforma, e seu design é discreto e funcional, funcionando como um dispenser de sabonete líquido: basta pressionar um botão, que um tubo lança a solução química para o vaso.

Piipee7

Segundo Ezequiel Vedana da Rosa, um dos sócios e idealizadores da empresa, mais de 15 mil kits já foram encomendados, significando uma economia de mais de 5 milhões de litros de água em pouco mais de um ano de operação da Piipee.

Piipee4

Ezequial e os sócios da Piipee Ezequial e os sócios da Piipee

A economia em valores financeiros é imensa, aproximando-se dos 100 mil reais entre os usuários. A empresa oferece refis para o dispositivo, e garante que cada refil permite entre 380 a 750 descargas. Segundo Ezequiel, o uso de água só se faz necessário após 10 descargas com Piipee. Tal procedimento pode economizar o consumo de água de uma casa em até 80%.

Piipee3

São ideias como essa, capazes de melhorar o mundo e ainda trazer lucro, que podem mais atrair investidores. É por isso que a Piipee foi uma das empresas participantes do programa de TV Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões. Nele, os tubarões-investidores procuram justamente grandes ideias para se tornarem sócios e ajudarem a coloca-las ou espalha-las pelo mundo.

Piipee1

O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 21hs no Canal Sony, e se você tem uma ideia de ouro não só em cifrões, mas para salvar o planeta, esse também é o seu lugar.

© fotos: divulgação

selo artigo patrocinado


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Retrospectiva: saiba o que aconteceu na Semana Internacional da Música 2017