inovação

Este telhado em forma de vasilha coleta água da chuva para refrescar as casas de forma natural

por: Redação Hypeness




Publicidade Anuncie


A região de Teerã, capital do Irã, sofre por causa do clima árido: por lá, chove apenas um terço da média mundial, e a evaporação é três vezes maior. A escassez de água é um problema iminente, e já tem gente pensando em novas maneiras de contornar o desafio.

concave-roof-by-bmdesign-studios-9

Os arquitetos do escritório BMDesign foram contratados para projetar uma escola na cidade de Kerman, e aproveitaram para criar um conceito inovador de captação da água da chuva: o telhado côncavo. As “vasilhas gigantes” colocadas em cima dos prédios e ajudam a agrupar as gotas de água antes que elas evaporem.

concave-roof-by-bmdesign-studios-7

Além disso, os coletores também provêm uma sombra extra para ajudar a manter a temperatura do ambiente mais fresca. A água é armazenada em reservatórios construídos dentro das paredes, outra estratégia para combater o calor – o que também diminui o consumo de energia elétrica por causa do ar-condicionado.

concave-roof-by-bmdesign-studios-4

Ambientalistas estimam que as regiões áridas aumentem nas próximas décadas em decorrência do aquecimento global. No Irã, 65% do território é árido, e o número sobe para 85% quando incluídas as áreas semiáridas. A expansão dessas zonas já é uma realidade – grandes lagos, como o Urmia, já diminuíram para frações de seu tamanho anterior -, comprovando a necessidade de pensar em alternativas antes que seja tarde.

concave-roof-by-bmdesign-studios-8

concave-roof-by-bmdesign-studios-2

concave-roof-by-bmdesign-studios-5

Todas as fotos © BMDesign


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.