arte

Manuscritos de 3 das obras de Machado de Assis são disponibilizados gratuitamente na internet

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Se ler Machado de Assis já é um privilégio em uma edição normal, poder ter acesso não só ao resultado final da escrita do maior autor brasileiro e um dos maiores do mundo, mas também ao seu processo criativo é uma espécie de sonho literário.

Pois é isso que a Academia Brasileira de Letras acaba de realizar, ao disponibilizar online os manuscritos de três obras do bruxo do Cosme Velho no site da ABL.

machado3

Os romances são Esaú e Jacó” e “Memorial do Aires“, os dois últimos livros publicados por Machado, e ainda o poema “O Almada“. Os manuscritos disponibilizados incluem as correções operadas pelo autor, eventuais alterações, erros e mudanças de nomes dos personagens.A ideia da ABL é, em breve, disponibilizar todos os manuscritos de Machado na internet.

 machado2

Foi o intenso interesse e o grande número de solicitações para acessar os manuscritos de Machado, vindos de diversas partes do mundo, que fez com que a Academia acelerasse o processo de digitalização e disponibilização dos manuscritos. Dono de uma obra que ainda hoje soa moderna e corajosa, Machado de Assis fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras em 1897.

machado4

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.