design

Muito além da ciclovia: estes apartamentos foram inteiros pensados para a vida sem carro

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Será que as casas em que vivemos são responsáveis por aumentar nossa dependência nos automóveis? A resposta para essa pergunta pode vir com a Cykelhuset, um novo projeto de edifício pensado inteiramente para ciclistas na cidade de Malmö, na Suécia.

O próprio nome da construção pode ser traduzido como “casa da bicicleta“, por suas facilidades para quem opta pela magrela como meio de transporte. Além de não possuir estacionamento para veículos, o edifício terá garagem  e estacionamento externo para bicicletas, além da opção de levar o veículo diretamente para seu apartamento, em elevadores criados para este fim, com duas portas e um tamanho capaz de comportar um bicicleta de carga.

bike1

Mas onde deixar a bicicleta não é a única preocupação do projeto, desenvolvido pela empresa Hauschild + Siegel. Tudo parece ter sido pensado para facilitar a vida de quem quer levar uma vida sem carros: as caixas de correios são maiores do que usual para que pessoas possam comprar online com mais frequência e o edifício também conta com bicicletas de carga onde é possível carregar itens mais pesados ou mesmo usar para ir ao supermercado, por exemplo. Os moradores também terão acesso a bikes dobráveis e uma “assinatura de mobilidade” mensal, que inclui uso de carros compartilhados, um serviço de reparos para bicicletas e créditos para uso de transporte público (ideal para dias de mau tempo)

bike2

Ao todo, o local irá contar com 55 apartamentos de um a quatro quartos. Ele abrigará ainda um hotel para bikes, com 31 quartos pensados para estadias entre uma semana e alguns meses na cidade. Aqueles que estiverem viajando sem sua própria bicicleta, poderão alugar uma na Estação Central de Malmö ao chegar na cidade – ela fica a apenas alguns minutos de pedalada da construção.

O edifício também foca na sustentabilidade em aspectos que não incluem apenas o transporte urbano. As escadarias e o mezanino do hotel, por exemplo, foram construídos com madeira local; enquanto os moradores dos apartamentos poderão usufruir de varandas com irrigação automática para que possam plantar vegetais selecionados e uma estufa no terraço para que as plantas possam resistir aos rígidos invernos no país. Por enquanto, a construção está em fase de finalização, mas os primeiros moradores deverão se mudar para o local já nos próximos meses.

bike4

Todas as fotos ©  Hauschild + Siegel


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.