design

Pequenas casas móveis oferecem privacidade à pessoas com deficiência que precisam viver perto da família

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O movimento de pessoas que constroem pequenas casas móveis para viver e conhecer o mundo ao mesmo tempo não para de crescer. Mesmo assim, algumas residências do gênero podem ter um propósito muito mais interessante. É o caso da estrutura Wheel Pad, projetada para que pessoas com deficiência possam se manter perto da família e com privacidade.

A ideia foi desenvolvida pelo LineSync Architecture buscando oferecer um espaço para pessoas que estão enfrentando a transição para a cadeira de rodas. Como a casa móvel pode ser anexada a uma residência real através de uma porta, a proposta é que os cadeirantes continuem vivendo com a família, mas tenham um espaço acessível para todas as suas necessidades.

casa3

A casa pode ser usada tanto como um espaço permanente quanto como uma solução provisória para que a família tenha tempo de adaptar a casa principal e torná-la completamente acessível. Durante a elaboração do projeto, os arquitetos se mantiveram em contato com usuários de cadeiras de rodas e cuidadores para se certificar que a casa iria suprir todas as necessidades de quem viesse a viver nela.

casa2

A Wheel Pad tem apenas 18,5 m², mas é suficientemente ampla para que uma pessoa com cadeira de rodas possa se movimentar sem enfrentar dificuldades. O espaço conta com dormitório e banheiro acessíveis. Entre algumas das características que tornam o espaço especial estão portas que abrem para ambos os lados, interruptores e tomadas mais baixos, corrimão no banheiro e um elevador de teto que pode levar a pessoa da cama ao chuveiro com mais facilidade.

No vídeo abaixo (em inglês), você vê mais sobre o espaço:

casa1

casa4

Fotos: Reprodução Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.