inovação

Anvisa irá regular plantio medicinal de maconha no Brasil

por: Redação Hypeness




Publicidade Anuncie


Dentre os diversos atrasos sociais, políticos, policiais e médicos que as leis brasileiras insistem em sustentar – e que se desdobram em males reais, principalmente para as populações mais pobres do país – a proibição da maconha acaba sendo um dos temas centrais, por reunir justamente todos esses aspectos em um só atraso. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária parece ter dado importante passo para começar a atualizar e transformar esse enorme atraso.

Anvisa2

Segundo informações reveladas pelo colunista Lauro Jardim, do O Globo, dois técnicos da Anvisa foram enviados ao Canadá para estudar o funcionamento da regulação do plantio medicinal da maconha no país. A ideia é regular o plantio para esses fins no Brasil até o fim do ano. Somente empresas e associações, no entanto, seriam liberadas pela nova lei.

Anvisa1

A Anvisa é a agência responsável pela liberação de remédios e outras práticas referentes à saúde e vigilância sanitária de forma geral no Brasil. Recentemente, em um debate no rádio, o presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, declarou que o cenário atual é favorável para a regulação. “Seguramente, eu creio que há uma perspectiva de que, no Brasil, se verifique a legislação para dar garantia jurídica a quem resolver plantar (maconha) e fabricar a medicação para não ser confundido com tráfico, poder produzir o medicamento e ajudar as pessoas que precisam”, afirmou.

Anvisa3

Em janeiro, o primeiro remédio à base de derivados da maconha teve sua venda liberada no Brasil e, desde novembro passado, algumas famílias conseguiram na justiça um habeas corpus para cultivarem a própria maconha para fins medicinais, sem que a polícia possa prende-los, apreender ou destruir as plantas. Além disso, diversos medicamentos feitos da erva foram liberados para serem importados. São passos lentos porém importantes, especialmente diante da realidade do Brasil, que exige com urgência que a maconha deixe de ser uma questão policial para ser assumida como o que de fato é: uma questão de saúde.

Anvisa4

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.