App brasileiro usa inteligência artificial para te ajudar a ler notícias e ser alternativa às redes sociais

A informação nunca foi tão acessível. Ao mesmo tempo, parece cada vez mais difícil encontrar aquelas notícias que realmente importam. Quem usa redes sociais como o Facebook para se informar, por exemplo, acaba à mercê de algorítimos que só mostram aquilo que você ~provavelmente~ vá curtir. Para combater esse problema, uma nova leva de agregadores de notícias está surgindo – entre eles, o brasileiro SpumeNews.

Disponível para Android e iOS, o SpumeNews utiliza inteligência artificial para vasculhar a internet em busca das notícias mais faladas das últimas horas e as reúne por popularidade e por temas. Todo o trabalho é feito sem a necessidade de curadoria humana, levando em consideração os assuntos que têm sido comentados pelas principais fontes de notícia do país. Ao todo, o app utiliza mais de 600 fontes de informação neste processo.

Ao entrar no aplicativo, os usuários podem ver as notícias em um gráfico que mostra a popularidade de cada uma. Após clicar em uma das informações, se abrem mais detalhes sobre ela em diagramas de círculos que organizam as principais palavras-chave relacionadas ao assunto. Dessa forma, é possível ir direto ao que interessa na hora de ler as notícias, fazendo uma pré-seleção da informação através destes filtros.

Olha só:

Após selecionar a palavra-chave de seu interesse, o usuário acessa o primeiro parágrafo de uma matéria ainda dentro do aplicativo. Para ver o texto completo, é necessário clicar em um link que redireciona para o site em que a notícia foi publicada originalmente. Se quiser compartilhar o que leu, o aplicativo disponibiliza ainda a possibilidade de criar um meme a partir da notícia.

spume3

Uma das vantagens de usar esse tipo de aplicativo é que ele funciona de maneira semelhante a um jornal diário. Ou seja, é possível ter um panorama dos acontecimentos do dia através das informações mostradas no app. Depois, você seleciona quais informações são do seu interesse para se aprofundar na leitura destas.

O SpumeNews é um dos projetos que estará presente na TechFair, feira de tecnologia e inovação promovida pela Votorantim em São Paulo, no dia 26 de abril. O evento acontece na Casa das Caldeiras (Av. Francisco Matarazzo, 2.000), das 9h às 18h, e é aberto ao público. Para participar, você só precisa se inscrever gratuitamente clicando aqui. Não esqueça também de acompanhar todas as novidades da TechFair através do Facebook.

spume-destaque

spume3

*Tecnologias emergentes, novos padrões de consumo, inovações que transformam nosso cotidiano. Foi um pouco de tudo isso que vimos na Tech Fair, uma incrível feira gratuita promovida pela Votorantim, que aconteceu no dia 26 de abril, na Casa das Caldeiras, em SP.

O Hypeness não poderia ficar de fora dessa e se associou à Votorantim para criar um canal especial que apresenta alguns dos temas e projetos que fizeram parte do evento. É só seguir tudo aqui.