Inovação

App conecta hemocentros a doadores de sangue usando o Facebook

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O potencial de aproximação, conexão e comunicação que a internet nos trouxe é evidentemente transformador e até revolucionário no que diz respeito às relações humanas pessoais e profissionais como um todo. Mas o que fazer com tanto acesso e conexão é que permanece como a grande questão – e algumas plataformas e aplicativos vem surgindo cada vez mais para dignificar e trazer um sentido profundo e efetivo na vida das pessoas. É o caso do Hemotify, um aplicativo que utiliza o Facebook para conectar doadores de sangue aos hemocentros de suas cidades.

Hemo5

A falta de estoque é um problema crônico e sempre urgente, e o objetivo do aplicativo é justamente conectar doadores em potencial com os hemocentros mais próximos, através de notificações nas redes sociais.

Hemo2

Para tal, basta o doador se cadastrar no Hemotify e, a partir de seu tipo de sanguíneo, passar a receber informações a respeito das necessidades dos hemocentros de sua região. Os locais controlam as ofertas e demandas através de um painel de controle, pelo qual tais doadores podem ser selecionados e informados via Facebook.

Hemo1

O grupo gaúcho responsável pela criação do aplicativo

Da mesma forma que se inscrevem os doadores, o aplicativo oferece, sem qualquer pré-requisito exigido, a possibilidade dos hemocentros se cadastram, para passarem a fazer parte dessa rede. Em um país em que a porcentagem de doadores é bastante baixa (cerca de 1,8% da população), a necessidade de abastecer tais estoques é fundamental. Mas existem outras maneiras de ajudar, como contribuindo para o financiamento coletivo do Hemotify, que visa expandir os serviço e o alcance do aplicativo.

Hemo4

Ainda que baste uma solicitação para implementar o serviço em sua região, hoje o Hemotify funciona em nove cidades: sete no Rio Grande do Sul (Santa Maria, Porto Alegre, Santo Ângelo, Alegrete, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Passo Fundo), além de Irecê, na Bahia, e em Brasília. A necessidade de doações, no entanto, desconhece fronteiras.

Hemo3

© Fotos: Carolina Ochsendorf/ TechTudo


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Inventora cria mangueira que expande e cabe até numa gaveta