Inovação

Máquina produz água potável usando energia solar

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Um dispositivo recém-criado por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade da Califórnia em Berkeley, ambas nos Estados Unidos, usa a luz solar para sugar o vapor de água do ar, mesmo na baixa umidade.

O dispositivo pode produzir cerca de 3 litros de água por dia por quilograma de material esponjoso que contém e os pesquisadores dizem que as versões futuras serão ainda melhores. Isso significa que, as casas nas partes mais secas do mundo poderão em breve ter um aparelho movido a energia solar capaz de fornecer toda a água de que necessitam, oferecendo alívio a bilhões de pessoas.

O aparelho é feito de cristais metálicos de estrutura orgânica pressionados em uma fina chapa de cobre metálico colocados entre um absorvedor solar e uma placa de condensador.

Há um número estimado de 13 trilhões de litros de água flutuando na atmosfera, o equivalente a 10% de toda a água doce dos lagos e rios do nosso planeta. Ao longo dos anos, os pesquisadores desenvolveram maneiras de coletar alguns gotejamentos, como usar redes finas para pavimentar a água de bancos de nevoeiro ou desumidificadores com fonte de energia para condensá-lo. No entanto, ambas as abordagens requerem ar muito úmido ou muita eletricidade para ser amplamente útil.

Yaghi-Models

Para encontrar uma solução para todos os fins, os pesquisadores liderados por Omar Yaghi, um químico da Universidade da Califórnia, se voltaram para uma família de pós cristalinos chamados estruturas metálicas orgânicas, ou MOFs. Yaghi desenvolveu os primeiros MOFs – cristais porosos que formam redes 3D contínuas – há mais de 20 anos.

Em 2014, Yaghi e seus colegas sintetizaram um MOF que se destacou na absorção de água, mesmo em condições de baixa umidade. Isso o levou a chegar a Evelyn Wang, engenheira mecânica do MIT, em Cambridge, com quem já havia trabalhado em um projeto para usar MOFs no ar condicionado de automóveis.

Veja abaixo como o dispositivo funciona:

Todas as imagens: Reprodução


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sem adoçantes ou conservantes, água com gás cafeinada será alternativa aos energéticos