debate

Num exercício de empatia, estudantes americanos vão morar com família de imigrantes por uma semana

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Colocar-se na pele do outro, e se deixar sensibilizar pelas lutas e durezas que não são suas, antes de chegar a qualquer conclusão generalista e fria a respeito de um grupo de pessoas ou um povo; essa é a base do espírito de empatia que moveu a ONG City Stay a oferecer a estudantes americanos do estado de Minnesota a oportunidade de viverem por uma semana como se fossem imigrantes no país. A ideia é não só combater preconceitos como criar laços mais fortes entre cidadãos americanos e essas comunidades que buscam uma melhoria de vida ou mesmo a própria sobrevivência no país.

CStay2

A ONG conecta estudantes de três escolas privadas com famílias latinas, somalis e famílias da etnia asiática Hmong, como representantes das três maiores comunidades de imigrantes do estado. “Vivemos em bolhas, interagindo majoritariamente com pessoas que se parecem conosco e se vestem como a gente, e isso nos leva a concepções erradas e conclusões falsas”, diz Julie Knoop, fundadora da ONG e principal incentivadora do movimento. “No fim do dia, a questão é simplesmente conhecer melhor nossos vizinhos”.

CStay1

O programa compreende, na maior parte dos casos, o período após o horário escolar e os finais de semana, com os estudantes interagindo em todas as atividades normais da casa. Até aqui, 60 estudantes participaram em interação com cerca de 20 famílias – e o resultado foi divertido e transformador para a absoluta maioria.

CStay3

Desde a eleição de Donald Trump, o programa não só ganhou mais interessados como maior importância – não só para os que participam diretamente, como para os que indiretamente ouvem as experiências de quem participou, tornando-se parte também dessa rede de combate ao preconceito. “Muita gente por aqui vê as comunidades diferentes como “o outro” – mas quando seus filhos se misturam com os de outras comunidades, todos acabam por se tornando defensores um do outro”, afirma Julie, apontando o único futuro possível para o melhor convívio entre pessoas que, acima de qualquer coisa, são igualmente seres humanos.

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.