Debate

As sinistras ‘fazendas’ chinesas onde se ‘cultivam’ likes e cliques

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


A internet é em muito um universo de aparências, onde nada de fato é o que parece – e essa cada vez mais se afirma como a única verdade a respeito de nossas vivências virtuais. Nem mesmo os likes, compartilhamentos e seguidores, que movimentam mercados inteiros e tanto dinheiro na vida real, de fato são o que sugerem ser. Sim, todos suspeitamos disso, mas a descoberta de uma série de “fazendas” de “likes” na China comprovaram tais suspeitas.

Likes4

Likes5

O processo é tão simples quanto absurdo: milhares e milhares de smartphones conectados à internet em um mesmo recinto permite que, através da contratação de tais serviços, páginas se tornem populares sem a adesão real das pessoas, vídeos viralizem, aplicativos se popularizem, ou o contrário: opiniões, histórias, mentiras e absurdos sejam compartilhados e curtidos em milhares, milhões de cliques, sem que nada disso de fato signifique o desejo ou a opinião das pessoas.

Likes6

A maior parte dessas manipulações virtuais parecem acontecer na China e na Rússia, mas há indícios de que elas ocorram em todo o mundo. O local descoberto na China tinha cerca de 10 mil telefones em ação, assim como diversos trabalhadores cultivando likes e compartilhamentos, e transformando páginas impopulares em sucessos na rede. Tal prática não é exatamente ilegal, mas obviamente sugere profundas questões éticas e mesmo concretas, considerando a quantidade de dinheiro movimentada pela internet – e as diversas pessoas que trabalham honestamente em tal meio.

Muitas pessoas, diante da história, sugeriam a imediata proibição de tais práticas, através de pesadas multas que envolvam as empresas envolvidas. A maioria, porém, demonstrou o espanto e a estupefação diante da confirmação daquilo que antes parecia somente uma sinistra suspeita: nada mais é real hoje em dia?

Likes2

Likes1

© fotos: reprodução/Zerohedge


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Pilotos se recusam a subir aviões e impedem que 222 refugiados sejam deportados da Alemanha