Arte

Museu Guggenheim de NY recria acústica de um deserto para criar silêncio total

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Quem mora em cidades – e nem precisa ser das maiores – provavelmente não sabe o que é o silêncio verdadeiro. Mesmo de madrugada, quando tudo parece calmo, algum som costuma reverberar. Criado no deserto do Arizona, nos EUA, o artista Doug Wheeler esperou mais de 40 anos até que a tecnologia lhe permitisse criar uma exibição à prova de som.

museu

O Museu Guggenheim apresenta o PSAD Synthetic Desert III, projeto elaborado por Wheeler em 1971 e que só agora se tornou realidade. No topo do museu, uma sequência de portas leva até a instalação, onde uma espuma de melamina, com propriedades de alta absorção de som, reveste a sala, garantindo silêncio absoluto.

Para entrar no local, é necessário comprar ingressos com antecedência. As visitas duram no máximo 20 minutos e são organizadas em grupos de até 5 pessoas – se dependesse do artista, apenas um visitante poderia entrar no local por vez. A ideia de Wheeler é replicar a sensação de “espaço infinito” que ele testemunha cada vez que volta ao deserto do Arizona.

guggenheim

Na sala, não é permitido entrar com qualquer equipamento eletrônico – nem nenhum outro objeto, para ser exato. O objetivo é confrontar o silêncio e o espaço praticamente vazio, preenchido apenas pela espuma capaz de absorver o som, evitando até mesmo qualquer eco. Para se ter ideia, o “silêncio” como conhecemos mede cerca de 30 decibéis. Na câmara de Wheeler, não passa de 15. Quanto tempo você aguentaria lá dentro?

museu (2)

Wheeler no deserto do Arizona (Foto: Arquivo pessoal)

people-artist-doug-wheeler-psad-synthetic-desert-install-process-2017

Todas as fotos © Museu Guggenheim


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Já são mais de mil: artista cria um novo e incrível origami por dia desde 2015