Novo aplicativo permite colorir fotos em P&B em segundos

Quem nunca viu uma antiga fotografia em preto e branco e ficou imaginando como seriam as cores daquele momento capturado? Embora a colorização de imagens (e até de vídeos) tenha avançado bastante nos últimos anos, ainda se trata de uma tarefa que demanda muito tempo. Mas podemos estar prestes a ver um grande salto.

kqujflhhpug2gvrrpyod

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley vêm desenvolvendo um software capaz de transformar o trabalho, que costuma levar horas manualmente, em algo automatizado e que pode ser feito em minutos – ou até segundos.

Richard Zhang é o líder da equipe responsável pelo que vem sendo chamado de I Deep Color. Eles usaram 1,3 milhão de fotografias para treinar o sistema, removendo as escalas de cor e fazendo com que ele as colorisse. Como nem sempre o programa é capaz de “adivinhar” qual cor usar, eles criaram um sistema para que o usuário guie o software.

Zhang e sua equipe lembram que em qualquer processo de colorização, manual ou automático, há um obstáculo para que as fotografias fiquem 100% fiéis à realidade: somente quem viu as pessoas, objetos ou paisagem retratados pode dizer se uma roupa era azul ou verde, por exemplo, então uma mesma foto pode ter versões diferentes dependendo de quem a colorir.

A versão mais recente do aplicativo pode ser baixada aqui.

Foto original: Dorothea Lange

Foto original: Arthur Sasse

Foto original: Alfred Eisenstaedt

Foto original: Henri Cartier-Bresson

pb4

pb3

Todas as imagens: Reprodução