Fotografia

O incrível acervo de fotos de grandes artistas descoberto no fundo de um armário de um fotógrafo

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

Na história das pessoas mais diversas pode haver um tesouro escondido, às vezes em uma memória, às vezes literalmente em um fundo de armário, esperando a ser descoberto. Dan Oppenheimer era patrão de Jack Robinson em um estúdio de design que fazia vitrais em Memphis, nos EUA, quando Robinson veio a falecer. Robinson era um homem de poucos amigos e poucas palavras, e foi Dan quem teve de recolher seus pertences em seu apartamento depois de sua morte – e lá descobriu um enorme tesouro fotográfico.

 EDIT_jack-robinson

Jack Robinson

Pois Robinson havia sido um importante fotógrafo de moda e cultura, durante as décadas de 1950, 1960 e 1970 – passado sobre o qual também pouco falava – e abandonara a carreira para se livrar das drogas, recomeçando como designer de vitrais.

Quando Robinson adentrou o apartamento, descobriu a vida de um homem metódico – que possuía um exemplar somente de cada objeto, entre pratos, copos e tigelas, e vestia somente camisas brancas – , que guardava suas câmeras fotográficas em perfeito estado. Dentro do armário, uma coleção de milhares de fotos se revelou como um verdadeiro documento de uma época.

EDIT_Elton John

Elton John

Eu abri uma caixa, e logo no topo estavam fotos de Elton John, Joni Mitchell, Jack Nicholson e da banda The Who”, disse Oppenheimer. “Ficou claro que ele não era um fotógrafo qualquer”. Robinson havia trabalhado para diversas revistas, em especial para a Vogue, em Nova Iorque, frequentado a cena cultural mais quente da cidade, feito parte da turma de Andy Warhol – e fotografado os nomes mais importantes das artes e da cultura de então. Como se não bastasse, as fotos em si são espetaculares.

EDIT_Tina Turner

Tina Turner 

EDIT_The Who

The Who

EDIT_Tom Wolfe

Tom Wolfe

Desde a morte de Robinson, em 1997, que Oppenheimer passou a cuidar desse enorme legado – reunidos enfim no livro Jack Robinson On Show: Portraits 1958-1972. A história de Robinson mostra que aquele funcionário tímido, aquele tio esquisito que gostava de tirar fotos, pode ter um grande tesouro cultural – esquecido no fundo de uma gaveta.

 EDIT_Jack Nicholson

Jack Nicholson

EDIT_Nina Simone

Nina Simone

EDIT_Joni Mitchell2

EDIT_Joni Mitchell

Joni Mitchell

EDIT_Anthony Perkins

Anthony Perkins

EDIT_Clint Eastwood

Clint Eastwood

EDIT_Donald Sutherland

Donald Sutherland

EDIT_James Taylor

James Taylor

EDIT_Leonard Cohen

Leonard Cohen

EDIT_Malcolm McDowell

Malcolm McDowell

EDIT_Melba Moore

Melba Moore

EDIT_Ralph Lauren

Ralph Lauren

Todas as fotos © Jack Robinson


Vitor Paiva

Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta e Só o Sol Sabe Sair de Cena.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
A melancolia é a marca das fotos em preto e branco da cantora Patti Smith