Fotografia

Série de fotos documenta a rotina em uma escola para crianças com deficiência visual

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


O interesse pela cegueira como tema é algo profundo e natural para o fotógrafo indiano Sutirtha Chatterjee. Diagnosticado com daltonismo (que em inglês se diz ‘color blind’, ou ‘cegueira para cores’) aos 10 anos, e tendo se tornado fotógrafo em um país em que a cegueira enfrenta dificuldades sociais, educacionais e até religiosas como a Índia, Sutirtha sempre soube que precisava registrar de alguma forma a cegueira. Trabalhado para um jornal ele um dia visitou uma escola para cegos em Calcutá – e foi lá que teve certeza de que precisava fotografar o local.

A escola é a The Lighthouse for the blind (Farol para os cegos) uma escola para a educação dos cegos fundada em 1941. Ainda que céticos no início, os estudantes se interessaram pelo projeto, e rapidamente abriram as portas para o fotógrafo. O senso que os estudantes possuem a respeito dos seus arredores e dos locais na escola foi importante para a realização das fotos.

Na Índia, quase 3 milhões de pessoas desenvolvem catarata anualmente, e muitos terminam cegos parcial ou completamente. As doações médicas, como de córneas, muitas vezes não são bem vistas, por superstições religiosas, e os cegos, principalmente nas regiões mais pobres do país, acabam estigmatizados e desassistidos.

Batizadas de “O Sexto sentido”, as fotos de Sutirtha, portanto, visam registrar o cotidiano da escola e de vidas tão singulares quanto a dos que não enxergam, mas também combater essas superstições e incentivar a doação e a cura.

Todas as fotos © Sutirtha Chatterjee


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Fotógrafo daltônico registra ‘outro mundo’ das pirâmides de terra na Áustria