Inovação

Você pode imaginar o que vai acontecer com a tecnologia nos próximo 100 anos?

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


Como será o amanhã? Essa pergunta pode vir de um samba ou das mentes inquietas que procuram ampliar os limites das tecnologias, capacidades e criatividades humanas – e é essa a questão que move a Tech Fair, feira de tecnologia realizada no último dia 26 de abril pelo grupo Votorantim, em São Paulo. Debater os possíveis avanços tecnológicos, e de que forma essas mudanças impactarão o mundo e o futuro, foram os motes da feira.

As palestras e apresentações discutiram os rumos da tecnologia, educação, negócios, saúde e até entretenimento, a fim de também se antecipar ao público o que surgirá nas próximas décadas.

Com isso, a Votorantim levantou uma lista em linha do tempo para descontraidamente tentar “prever” o que está por vir, a partir dos pontos levantados na feira. Segundo esse bem humorado levantamento (baseado, porém, em sugestões e desenvolvimentos reais), assim será o futuro, pelos próximos 100 anos:

2020: Primeiro prédio feito com concreto biológico autorreparador

Da mistura de bio-concreto e bactérias em contato com água, e da produção de oxigênio e dióxido de carbono pela alimentação das bactérias, furos e pequenas rachaduras no concreto se fecharão simplesmente.

2022: Profissões 100% digitais passarão a existir

A robótica, a automação, a inteligência artificial substituirão completamente o ser humano em profissões técnicas e práticas, enquanto trabalhos criativos, que exijam pensamento crítico e relação com pessoas serão valorizados.

2025: Praticamente toda a população mundial conectada à internet

Se em 2017 menos da metade da população mundial está conectada à rede, em 2025, a partir de ações de grupos como Facebook e Google, a quase totalidade da população estará na internet.

2032: Primeiros voos comerciais sem piloto

Operados por robôs e/ou por controles remoto, os primeiros voos sem piloto se darão a partir do avanço na tecnologia de sensores, tornando o piloto humano, tão sujeito às falhas, um tanto obsoleto.

2050: Pico populacional e declínio da população mundial

Será alcançado o maior numero possível da população mundial, e o número começará a diminuir. Assim, pessoas com mais de 50 anos terão de aprender novas profissões, pois a aposentadoria se tornará mais difícil e distante.

2055: Polêmica a respeito de humanos 100% naturais nas Olimpíadas

As próteses passarão a ser parte central de polêmicas sobre o desempenho dos atletas. Somente pessoas 100% naturais deverão competir? E os recordes, quebrados através de tecnologias aplicadas ao corpo?

2062: Turismo em Marte retratado pela National Geographic

As primeiras colônias no planeta vermelho serão retratadas pela National Geographic, com especial destaque para a exploração do turismo espacial em Marte.

2073: Clones humanos se tornam uma realidade acessível à classe média

Antepassados, ícones da cultura pop, gênios da humanidade, personalidades, tudo isso poderá ser clonado, e passar a conviver com sua família, como uma pessoa normal.

2110: a “4a idade” compreende pessoas com mais de 100 anos vivendo saudáveis e cheias de vida

Com mais de metade da população passando dos 60 anos, os avanços tecnológicos e da medicina elevarão a expectativa de vida para 120 anos. Mapeamento de genomas e aplicação de chips curarão doenças hereditárias, e a vida simplesmente se tornará mais longa.

2118: Tech Fair comemora 100 anos com inovações para 2218

Visitantes, presenciais e virtuais, se surpreendem com as previsões de cem anos antes, e mais ainda com tudo que a feira prevê para os cem anos seguintes.

© fotos: divulgação


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Retrospectiva: saiba o que aconteceu na Semana Internacional da Música 2017