Sustentabilidade

Após uma vida de maus tratos, veja a felicidade deste urso ao nadar pela primeira vez

por: Tuka Pereira

Publicidade Anuncie

Muitos antigos costumes criados eram tão cruéis e sem sentido que com o passar dos anos foram extintos. No entanto, alguns deles sobreviveram ao tempo e duram até hoje. A antiga medicina asiática mantém muitas tradições centenárias. Uma delas é o que se acredita ser um remédio milagroso a base da bile retirada de ursos.

Os animais são mantidos em jaulas minúsculas durante toda sua vida e ainda utilizam uma espécie de colete de ferro que lembra um ‘espartilho’ que aperta e fere seu corpo, agindo como um objeto eterno de tortura.

Já a retirada da bile é feita através de uma ferida que fica aberta em sua barriga em tempo integral com ajuda do colete de ferro.

Este absurdo continua acontecendo na Ásia, mas felizmente existem organizações que lutam para combater a prática. Uma delas é a Animals Asia, que trabalha ativamente para acabar com essa tortura animal. Tuffy foi um dos ursos que deu a sorte de ser encontrado pelos voluntários da ONG.

Durante toda sua vida – 9 anos – ele viveu em uma jaula numa fábrica de bile no interior do Vietnã, sendo torturado por conta de uma superstição. Um dia a Animals Asia conseguiu resgatá-lo e, depois de tratado de seus ferimentos e recuperado totalmente, Tuffy foi levado para uma reserva natural.

No vídeo abaixo, Tuffy contempla a liberdade pela primeira vez após ser resgatado e estar recuperado. É possível sentir a felicidade do animal:


Tuffy ainda enjaulado


O urso já recuperado e finalmente livre


O terrível colete que os ursos são obrigados a usar para que lhes retirem a bile


Em liberdade!


Em liberdade!


Finalmente livre!

Imagens: Animals Asia


Tuka Pereira

Jornalista há mais de uma década e ‘escrevinhadora’ há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Fazenda de cogumelos em estacionamento de condomínio em Paris é um novo modelo de agricultura urbana