inovação

Quem cria, inova, e quem inova, inspira

por: Redação Hypeness




Publicidade Anuncie


Transformação é uma das palavras-chave quando se pensa no mundo do século 21. As coisas mudam cada vez mais rápido, com novos problemas e soluções surgindo o tempo todo. Divulgar ideias capazes de modificar a realidade das pessoas e inspirar mais movimentos sempre foi algo pelo qual o Hypeness é conhecido.

A criatividade faz toda a diferença para se destacar, e adoramos poder ajudar a espalhar boas ideias, principalmente se elas forem pensadas para ajudar outras pessoas. E há também aquelas inovações que podem não ser transformadoras por si próprias, mas são capazes de acender aquela luzinha na nossa cabeça e dar um empurrão para as nossas próprias ideias.

É o caso de Luke Aker, um cineasta que brincou de ser criativo na hora de anunciar seu carro para venda: ele criou um vídeo dramático para mostrar como o veículo, produzido em 1996, era “uma menina feia, mas com uma personalidade incrível”. A propaganda fez tanto sucesso que até a montadora que produziu o carro fez uma oferta para compra-lo de volta!

A criatividade ajuda a fazer negócios e também a resolver problemas. Todo mundo sabe que a fome é uma dificuldade global, e também que toneladas e toneladas de comida são jogadas no lixo enquanto há gente sem ter com o que se alimentar.

Para tentar resolver a questão, foram criados aplicativos que permitem comprar as sobras de restaurantes a preços muito mais baixos que os originais. Algumas refeições são vendidas por apenas 20% do valor comum. Tem alguma dúvida de que esse é um destino melhor para os alimentos do que a lata do lixo?

A criatividade também é uma aliada importante na hora de procurar trabalho. Há candidatos de mais e vagas de menos, então é preciso encontrar novas formas de se destacar. Foi o que fez o motorista Flávio Leonardo, que distribuiu currículos em um farol de Brasília e conseguiu nada menos que 40 ofertas de emprego após a atitude viralizar!

Solucionar problemas reais é o grande motor das inovações. Milhares que meninas ao redor do mundo têm problemas por causa da menstruação, especialmente porque absorventes podem ser muito caros. Sabia que a Unicef estima que 10% das garotas do planeta faltem às aulas durante o período menstrual por causa disso?

A designer de produtos colombiana Diana Sierra criou uma roupa íntima higiênica e reutilizável capaz de resolver o problema. Basta enchê-la com material absorvente e trocar quando for necessário. A iniciativa já chegou a 13 países da África, e Diana quer expandir a atuação. “O que eu mais gosto dele é que me sinto orgulhosa em ser menina”, diz uma das garotas que usam o produto.

E se ser inovador é ir além daquilo que nos é mostrado como única opção, nada melhor do que colocar a criatividade em prática para combater estereótipos. Muita gente já concorda que os ideais de beleza colocados na cabeça de crianças, especialmente as meninas, são completamente irreais. Como mudar isso?

Uma mãe australiana decidiu retirar toda a maquiagem das bonecas de suas filhas e pintar os rostos novamente, dando a elas uma aparência mais infantil e natural. A ideia fez tanto sucesso que Sonia Singh passou a receber encomendas de várias partes do mundo.

Não é novidade para ninguém que a internet é a principal ferramenta da comunicação hoje. Quer exemplo melhor que o de Sonia? Ela teve uma ideia lá do outro lado do planeta, a gente ficou sabendo e dezenas de milhares de pessoas puderam conhecer a iniciativa, só contando a matéria do Hypeness!

São casos como esses que fazem o esforço de divulgar boas ideias valer a pena. Saber que, em meio a tanto caos, existem muitas e muitas pessoas boas dispostas a buscar dias melhores renova o espírito. E poder levar essas atitudes adiante é uma responsabilidade que aceitamos com toda a honra possível!


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.