inovação

Câmara fúnebre com mais de 6 mil anos é encontrada por arqueólogos perto de Stonehenge

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Um dos mais populares e estudados sítios arqueológicos da humanidade, o monumento pré-histórico de Stonehenge, na Inglaterra, é também um dos mais misteriosos marcos da história da humanidade. A descoberta de uma possível câmara fúnebre com cerca de 5.700 anos próxima às pedras de Stonehenge soma ainda mais camadas e complexidades à herança histórica do local.

A descoberta teve início através de fotografias aéreas, que mostravam marcas no solo indicando que poderia haver algo mais enterrado. Bastaram as escavações começarem para revelarem a presença de um grande objeto soterrado, com cerca de 26 metros de comprimento por 20 metros de largura.

Outras câmaras similares já foram encontradas no local, a maioria com dezenas de ossadas de pessoas e animais – incluindo vacas, visto que os povos antigos da região foram provavelmente um dos primeiros a domesticarem o animal.

Acredita-se que Stonehenge foi primeiro construído como de fato como uma espécie de cemitério, e aos poucos novos sentidos foram aplicados ao monumento, como um marcador de tempo e de ciclos agrícolas e um observatório astronômico.

As primeiras construções possuem mais de 500 anos, e essa descoberta recente, porém, é mais antiga que tudo que havia sido encontrado até então por ali.

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.