inovação

“Robô advogado” dá conselhos jurídicos gratuitamente

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Conhecer e ter os próprios direitos respeitados deveria ser algo simples para qualquer cidadão, mas na prática é bem complicado. Afinal, leis confusas e burocracia nos tornam dependentes de especialistas. Um sistema de Inteligência Artificial lançado nos EUA e em Londres promete dispensar a consulta a advogados em casos simples.

O DoNotPay foi criado por Joshua Browder, programador autodidata, logo em seu primeiro ano na faculdade de Direito. A princípio, o objetivo era ajudar as pessoas a recorrer de multas sem precisar pagar a comissão a advogados. No primeiro ano, mais de 160 mil infrações foram revistas graças ao sistema, que passou a ajudar pessoas em situação vulnerável a pedir acomodações de emergência na capital inglesa.

Agora o DoNotPay passa por nova expansão, cobrindo todo o Reino Unido e os 50 estados norte-americanos em algumas questões legais específicas, como ajudar refugiados a pedir asilo, além de requisições de licença-maternidade e problemas relacionados a contratos de locação. Vale ressaltar que as leis variam de acordo com os estados dos EUA, e o sistema está adaptado para atender a todos.

O funcionamento é relativamente simples: o usuário entra num chat e explica seu problema. O robô então faz algumas perguntas para entender melhor a situação e oferece conselhos, desde apontar os procedimentos que devem ser seguidos até gerar protocolos para serem encaminhados à Justiça. Será que uma ideia do tipo daria certo no Brasil?

Fotos: Reprodução/DoNotPay


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.