Criatividade

Brasileiro cria a primeira lousa musical do mundo para compor através da tinta

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Para aprender música, muitos decidem simplesmente mergulhar na prática, enfrentar o instrumento e aprender na marra e no ouvido. Os estudos de música muitas vezes são maçante, excessivamente teóricos e difíceis, criando um ambiente hostil, especialmente para crianças. O músico, inventor e arte educador Vitor Moreira, diante desse exato dilema para ensinar aos pequenos, resolveu criar um artifício que pudesse introduzir a música de forma mais natural, suave e divertida. Assim ele desenvolveu a PiMu, a primeira lousa musical do mundo.

A ambição de Vitor com a lousa é direta: ele deseja rever toda a lógica do ensino de música, partindo não da teoria, mas diretamente do som e do sentimento – que os alunos sintam o que é uma nota, o que é música.

O inventor da lousa, Vitor Moreira

A lousa, que à primeira vista parece um simples e normal quadro branco, através de 23 sensores conectados a um computador interno, dispara sons com o estímulo do toque ligado à borda da lousa. Assim, é possível por exemplo pintar na superfície, ou utilizar massinha de modelar para produzir sons.

Para Vitor, a música deve ser vista não como algo teórico, mas como um idioma. “Ninguém aprende idiomas por regras. Só aprende criando. É isso que quero fazer com música”, ele diz. Os sensores internos podem reproduzir todo tipo de som, inclusive o de instrumentos – que, juntando várias pessoas, é possível reunir esses sons, como em uma banda ou orquestra.

A PiMu foi desenvolvida de forma independente, e agora se encontra em campanha de financiamento coletivo, para que os negócios possam se expandir. Psicólogos, pais, educadores e músicos profissionais já se engajaram na campanha, para que a lousa possa se tornar realidade – podendo vir a ser usada até mesmo como dispositivo de estímulo e ensino para o autismo e a paralisia cerebral.

A campanha fica no ar até o dia 14 de setembro, mas a música que ela pode vir a criar – e o bem que ela pode fazer – essa ficará pra sempre.

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.