Ciência

Essa é a garrafa de vinho mais antiga do mundo que se mantém fechada desde o século 4

por: Mari Dutra

Publicidade Anuncie

Tudo bem que vinhos envelhecidos costumam ser mais sofisticados. Porém, ainda não se tem notícia de vinhos com um tempo de guarda de 16 séculos. Apesar disso, é essa a idade da garrafa de vinho mais antiga do mundo, que se mantém fechada desde o século 4, segundo informações do My Modern Met.

Foto: Altera levatur

A garrafa, que ficou conhecida como Römerwein, foi encontrada durante escavações na tumba de um nobre romano, em 1867. Estima-se que a bebida tenha sido produzida entre os anos 325 e 359 da nossa era. Os pesquisadores ainda não sabem precisar o que aconteceria com o líquido caso a garrafa fosse aberta – portanto, ninguém se atreveu a remover sua rolha feita de cera e azeite.

Foto: Immanuel Giel

Com 1,5 litros, a garrafa está exposta atualmente no Museu Histórico de Palatine, em Speyer, Alemanha. Ao Daily Mail, a especialista em vinhos Monika Christmann teria dito que o líquido provavelmente não está estragado, embora não deva ser agradável ao paladar. Além disso, é improvável que a garrafa resguarde ainda suas propriedades etílicas, pois o álcool teria evaporado ao longo do tempo.

Foto: Museu Histórico de Palatine


Mari Dutra
Depois de viver na Argentina, na Irlanda e na Romênia, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Hoje escreve para o Hypeness e mantém um blog de viagens, o Quase Nômade, em que conta mais de suas experiências pelo mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.