inovação

Grupo de arquitetos propõe reabertura dos rios e canais de Curitiba

por: Gabriela Alberti

Publicidade Anuncie

Após observarem uma cratera formada pela chuva que revelava um rio passando por uma movimentada rua de Curitiba, os sócios do escritório Solo Arquitetos lembraram de alguns projetos que haviam visto em outros lugares e tiveram a ideia de “desenterrar” os rios da cidade.

O projeto, intitulado “Descobrindo os Rios”, fez parte da Exposição Arquitetura para Curitiba, que desde 2015 visa envolver a comunidade acadêmica e profissional de Curitiba de forma 100% voluntária. “Descobrir os rios da cidade é um processo de reconhecimento da própria identidade cultural da cidade”, diz o texto que abre o projeto.

Para o programa, os arquitetos se espelharam em um projeto realizado na Coréia do Sul, onde o Rio Cheonggyecheon foi totalmente revitalizado, melhorando não só a paisagem local como também a qualidade de vida dos cidadãos.

Por aqui, a ideia é desenterrar, despoluir e restaurar as áreas do Rio Ivo e Rio Belém, propondo uma nova abordagem na relação entre os rios, o espaço público e privado, os modais de transporte e as pessoas.

“Decidimos explorar diversos usos ao longo do trecho, usando a caixa dos rios e alguns lotes subutilizados do entorno. Dentre as funções, destacam-se os potenciais esportivos, culturais, gastronômicos e de contemplação”, contou o arquiteto Gabriel Schneider ao Hypeness.

Ainda segundo o arquiteto, o escritório acredita que a proposta é amplamente viável, porém estudos complementares para a sua efetiva implantação são necessários. Além dos arquitetos do escritório Solo, participaram do projeto os estudantes Eduardo Sanches Salsamendi, Mariana Resende Sutil de Oliveira, Kauana Perdigão, Lucas Holmes, Paola Bucci Leal, Nágila Fernanda Hachmann, Larissa Angela Pereira da Silva, Jessica Tiemi Ouchi e o engenheiro Rafael Santos Ferraz.

Imagens © Divulgação Solo Arquitetos


Gabriela Alberti
Aquariana, curitibana, canhota e (só um pouco) teimosa. Curiosa desde o berço, tô sempre em busca de novidades, da senha do wi-fi, de novas séries para virar o fim de semana e de passagens promocionais para, quem sabe um dia, dar a volta ao mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.