sustentabilidade

‘Pare de chupar’: campanha mostra como uma simples mudança pode fazer tanto pelas vidas futuras

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A essa altura, já não é nenhuma novidade que nossos hábitos de consumo são uma séria ameaça para várias formas de vida no planeta. Ao mesmo tempo em que cientistas acreditam que os oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050, os moradores dos Estados Unidos usam inacreditáveis 500 milhões de canudinhos por dia (!!!). Uma campanha bem humorada está tentando chamar atenção para a gravidade desse costume.

A Lonely Whale é uma organização sem fins lucrativos criada por Lucy Sunmer e pelo ator Adrian Grenier para divulgar a importância de cuidar da vida marinha do nosso planeta. Sua campanha mais recente é a Stop Sucking, criada a partir de um trocadilho com a palavra suck, literalmente o verbo ‘chupar’, mas também uma gíria para algo que é muito ruim.

A ONG convidou alguns norte-americanos ilustres a assumir que eles ‘suckam’ e que está na hora de fazer algo para mudar o hábito. Feitos a partir de plástico, um derivado do petróleo, muitos dos 500 milhões de canudos usados no país por dia acabam nos oceanos, onde podem ser ingeridos por peixes, tartarugas ou outros animais, podendo provocar até suas mortes.

Nos EUA, apenas 15% do plástico descartado tem como destino a reciclagem. O resto vai para aterros sanitários e, quase sempre, acaba nos oceanos. Como não é biodegradável, o plástico se decompõe em pedaços cada vez menores, que são ingeridos pelos animais marinhos. Um canudo usado por alguns minutos demora milhares de anos para se decompor inteiramente!

Os humanos despejam mais de 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos anualmente. A Lonely Whale sugere que as pessoas parem de usar os canudos, preferindo beber em copos de vidro ou metal que possam ser reutilizados, ou mesmo que se compre canudos reutilizáveis feitos de metal. Assim, cada norte-americano evitaria que 584 canudos plásticos fossem jogados nos oceanos anualmente.

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.