Empreendedorismo

Canana junta a cachaça e a banana em uma bebida totalmente natural e brasileira

por: Redação Hypeness

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Nenhuma fruta simboliza tanto o Brasil em seu lado mais tropical e saboroso quanto a banana. Das feiras, pratos, bocas e até da cabeça de Carmem Miranda diretamente para o barril da mais brasileira das bebidas, o encontro entre a banana e a cachaça estava fadado a acontecer – e é isso que a Canana oferece: o melhor blend entre banana e cachaça, em uma saborosa grande ideia que nasceu de uma necessidade do paladar pessoal de uma das fundadoras da marca, Rafaela Marcon.

Enquanto o outro fundador da Canana, Felipe Oliva, sempre foi um grande apreciador da cachaça pura e ardente com o sabor da cana, Rafaela preferia algo mais doce e leve. Saturada dos drinques tradicionais, os dois juntos imaginaram que a mistura perfeita seria entre a cachaça e alguma fruta.

Sendo essa uma bebida tão brasileira, a dupla naturalmente concluiu que a fruta de opção deveria mesclar bem os sabores sem abrir mão desse vínculo com a cultura nacional – e assim chegaram à banana. Rafaela ficou tão satisfeita que os dois entenderam que tinham nas mãos um grande produto. Nascia a Canana.

Felipe e Rafaela, criadores da Canana

Segundo Felipe, o diferencial da Canana é a qualidade. Fabricada com somente quatro ingredientes, todos naturais em uma receita totalmente artesanal, a canana reúne o refino da cachaça de alambique, naturalmente rica em aroma e paladar, com 3 tipos de banana, cada uma com uma função diferente: realçar o sabor, a cor e a viscosidade.

Assim chegou-se a uma bebida licorosa, saborosa e original – como o próprio slogan nos lembra: não é cana nem banana. Além da cachaça e da banana, a bebida leva somente água e açúcar – e o tempo, que “curte” a bebida na direção do sabor ideal.

Outras cachaças de banana existem mas, segundo Felipe, normalmente misturando a bebida com aromatizantes e corantes, mantendo a gradação alcoólica na tradicional faixa dos 40%. A Canana possui uma gradação mais baixa e uma densidade mais licorosa mas sem perder a força da bebida – agradando assim tanto ao Felipe quanto à Rafaela.

Da mesma forma que o sabor da banana harmoniza com diversos pratos, doces e salgados, a Canana é bastante recomendada para a feitura de drinques diversos, deixando resultados já conhecidos ainda mais interessantes.

Como uma boa cachaça, porém, a Canana pode também ser apreciada em um shot puro.

Ainda que hoje a empresa já distribua suas garrafas para mais de 20 estabelecimentos, o espírito artesanal da receita se mantém na fabricação: a Canana é feita na casa dos pais de Rafaela, e armazenada na casa da avó de Felipe. O desejo, porém, é que a empresa cresça, mas sem perder o sabor original e natural que a torna uma bebida única.

E foi para alavancar esse crescimento que Felipe e Rafaela foram até o programa Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões. Para conquistar os tubarões a investirem na Canana, não bastava somente uma boa história – era preciso um bom produto e uma empresa lucrativa. Depois de receberem algumas lições muito bem vindas sobre partes burocráticas e legais, o que se sobressaiu foi mesmo a bebida: a recepção foi tão positiva que a Canana provocou uma verdadeira disputa entre dois tubarões.

A investidora Cris Arcangeli

Quem saiu vencedora foi a investidora Cris Arcangeli, que se tornou sócia da Canana para ser o tal empurrão que faltava, tanto financeiro quanto intelectual, para que a empresa cresça e apareça ainda mais. Se o brasileiro já gosta tanto de cachaça quanto de banana, agora poderá apreciar a perfeita combinação desses dois sabores – como fizeram os tubarões do Shark Tank Brasil, que vai ao ar toda quinta-feira às 20hs.

Para inovar e empreender, muitas vezes é preciso descobrir algo inteiramente novo. Por isso o Hypeness uniu forças com o programa Shark Tank – Negociando com Tubarões, do Canal Sony, para contar histórias inspiradoras de quem conseguiu usar a criatividade e ter sucesso com um novo negócio. Para tentar convencer os investidores, que no programa procuram negócios originais e inovadores, os empreendedores precisam se superar. Acompanhe estas histórias e inspire-se!

© fotos: divulgação/reprodução


Redação Hypeness
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