Empreendedorismo

Como uma mulher ajudou a colocar milhares de empreendedores das favelas no mapa

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


Mais de 12 milhões de pessoas vivem em favelas hoje no Brasil. Se o estado não se faz presente em tais locais, e muitas vezes sequer demonstra interesse em reconhecer em investir na melhora de vida de tais populações, os próprios moradores das comunidades querem – e é por isso que uma em cada quatro dessas 12 milhões de pessoas já são ou querem se tornar empreendedores, abrir o próprio negócio, investir e crescer.

A diretora Camila Fusco 

As novas tecnologias e a internet ampliaram em muito o potencial de atuação dos pequenos negócios, e uma empresa americana, historicamente criticada por justamente não se engajar em programas de responsabilidade social, reconheceu e resolveu investir em tal potencial – tudo por conta do incentivo e do trabalho árduo de Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook no Brasil. Foi ela quem percebeu que havia uma força enorme nessa população, e decidiu investir no empreendedorismo das favelas, partindo do Rio de Janeiro.

Empreendedores se inscrevem no programa 

“Nós acreditamos no poder transformador da educação e da tecnologia, e usamos isso como base de nossa aproximação, com uma coisa em mente: ajudar ao pequeno e médio empresário a encontrar o sucesso através da tecnologia”, afirmou Camila. Foi a partir desse ponto de vista que ela criou um laboratório móvel, apelidado de Facekombi, para ajudar e treinar os empreendedores a crescer usando o Facebook e suas ferramentas.

A ‘Facekombi’ 

Comunidades como o Morro do Dendê, Chapadão, Rocinha, Vila Kennedy e Nova Holanda e no Laboratório de Inovação criado na sede da Cufa, em Madureira, são alguns dos locais em que o laboratório já passou. Em cada comunidade um levantamento é realizado, para compreender o tipo de empreendedor dali, e o mesmo modelo já está sendo aplicado na favela de Heliópolis, em São Paulo. E há muito mais por aí – pois, se lamentavelmente populações carentes são abundantes no Brasil, pode se ter certeza que é igualmente abundante o talento e o desejo de empreender em tais locais.

Evento do Facebook reúne a população interessada

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.