inovação

Empresa gaúcha renova tradição permitindo que qualquer um prepare o chimarrão perfeito

por: Redação Hypeness




Publicidade Anuncie


Hábito herdado diretamente dos povos indígenas, o chimarrão é muito mais do que uma bebida tradicional de região sul do Brasil e de parte da América do Sul. Preparado de erva-mate com água quente, tomado em uma cuia, tornou-se um símbolo de comunhão e tradição principalmente no Rio Grande do Sul, mas também em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, e até no Uruguai, Argentina e Paraguai. Entre os gaúchos, o chimarrão é símbolo da cultura e da identidade local de tal forma que o dia 24 de abril tornou-se seu dia oficial – e a roda de chimarrão, onde divide-se a cuia entre todos, é o símbolo de hospitalidade e fraternidade.

A diferença do chimarrão para outras bebidas feitas com mate está em seu preparo: servido quente em uma cuia, sem aditivos que alterem o sabor da bebida. Justamente por isso, o refino na hora do preparo é fundamental. A quantidade de erva, água, e a temperatura influenciam no resultado da bebida pronta – e nem todos sabem como preparar um bom chimarrão.

Pois nem todo mundo que deseja preparar o chimarrão nasceu no berço da tradição. E como facilitar a vida de quem quer começar esse hábito? Como mexer em uma verdadeira cerimônia, tão tradicional, sem descaracterizá-la e, principalmente, sem alterar seu sabor?

Diante do desejo de iniciantes, turistas ou simplesmente daqueles que não conhecem tão bem o hábito, os professores universitários Fabricio Kipper e Saulo Chielle, ambos gaúchos, desenvolveram o Chimafácil, um dispositivo que auxilia o preparo do chimarrão tradicional, permitindo que qualquer pessoa consiga preparar a bebida de forma eficiente e ainda saborosa.

Trata-se, como o nome já sugere, de um processo prático e direto: uma plaquinha de plástico ou metal, adaptada a diversos tamanhos diferentes, posicionada ao centro da cuia. A erva é adicionada de um lado, e a água quente do outro. Bastará, então, aguardar alguns segundos, e retirar a plaquinha que o chimarrão estará pronto – com a quantidade certa de erva água, e do “montinho” de mate postado de forma correta. Aí é só colocar a bomba e desfrutar.

O Chimafácil não só facilita o preparo como evita sujeira e desperdício. “Não precisa segurar a erva com a mão, além de permitir a possibilidade de recuperar um chimarrão perdido pelo desmoronamento do morrinho”, explica Saulo, que, ao lado de Fabrício, levou dois anos desenvolvendo a ideia inicial até chegar ao produto final como é hoje. O Chimafácil é vendido em diversos tamanhos e cores.

Renovando a tradição sem alterar o ritual nem o gosto que um bom chimarrão deve possuir, Fabrício e Saulo levaram a Chimafácil até o programa Shark Tank Brasil – Negociando com Tubarões, para tentar convencer os investidores pelo cheiro, pelo sabor e principalmente pela praticidade a investirem na empresa e nessa verdadeira cerimônia.

Os criadores do Chimafácil no Shark Tank Brasil

O Shark Caito Maia se empolgou com a empresa e decidiu, além de investir, convidar a outra Shark Cris Arcangeli a entrar com ele nessa empreitada, para não só fazer a Chimafácil crescer, como ampliar ainda mais as possibilidades de desenvolvimento de produtos, pensando na venda de cuias, bombas e da própria erva – junto do próprio dispositivo, permitindo assim que qualquer um possa, como a própria Cris no programa, preparar a bebida perfeita.

O último episódio do Shark Tank Brasil irá ao ar na próxima quinta-feira, dia 14, às 20hs, no Canal Sony, e será um ótimo programa para ser visto degustando um chimarrão em grupo.  

 Para inovar e empreender, muitas vezes é preciso descobrir algo inteiramente novo. Por isso o Hypeness uniu forças com o programa Shark Tank – Negociando com Tubarões, do Canal Sony, para contar histórias inspiradoras de quem conseguiu usar a criatividade e ter sucesso com um novo negócio. Para tentar convencer os investidores, que no programa procuram negócios originais e inovadores, os empreendedores precisam se superar. Acompanhe estas histórias e inspire-se!

© fotos: divulgação/reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.