inspiração

Leão que perdeu uma pata ao cair em armadilha de caçador mostra força para se adaptar e seguir vivendo

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Os leões não ficaram conhecidos como reis da selva à toa (ainda que eles vivam em savanas). Sem predadores naturais, eles costumam viver sem grandes ameaças. Tirando o humano. Clarece, um leão que vive em Uganda, no Parque Nacional Murchison Falls, foi vítima de um caçador, cuja armadilha deixou sua pata traseira esquerda tão machucada que veterinários decidiram amputa-la para evitar infecções.

Isso aconteceu em 2011, e Clarence foi levado de volta à vida selvagem no parque, ainda que os especialistas do Murchison Falls acreditassem que ele teria muitos problemas para sobreviver naquele estado. As dificuldades para se locomover atrapalhariam sua capacidade de se alimentar, além de não se saber se o resto da alcateia o aceitaria.

De acordo com o fotógrafo Corne Schalkwyk, Bernie, irmão de Clarence, que havia ocupado seu lugar como líder do bando, o acolheu perfeitamente, ajudando na locomoção, proteção e até caçando para que ele se alimentasse. Mas a ganância humana entraria na história novamente, e Bernie foi morto em 2013 em uma armadilha semelhante à que deixou Clarence sem uma pata.

Em 2014, um guia do Parque encontrou Clarence novamente. Ele não apenas estava se locomovendo, como foi visto ao lado da carcaça de um búfalo, do qual se alimentou, e até acasalando, garantindo que mais leões cheios de força para viver vão andar pelas savanas do Parque no futuro próximo.

Que os humanos que cruzem seus caminhos sejam do tipo que se esforça para dar condições para que a espécie siga viva, e não daqueles que contribuem para sua extinção. Em 100 anos, a população de leões na África caiu de 200 mil para 23 mil, e a área em que eles vivem diminuiu 85%. Seguindo o ritmo atual, o último deles poderia morrer em 2050, e mesmo em parques como o de Uganda a caça ilegal continua sendo um grande problema.

Clarence em registro de vídeo de 2015:

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.