debate

Meteorologista faz sucesso por manter a calma ao passar informações sobre o Furacão Irma

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Nos últimos dias, os telejornais norte-americanos foram tomados por notícias relacionadas aos furacões Harvey e Irma, que atingiram com força os estados do Texas e da Flórida, respectivamente. É claro que ninguém discute a gravidade dos assuntos e a necessidade de deixar claro para a população os riscos que os fenômenos trazem, mas muita gente acha que o modo como alguns jornalistas abordam o tema cria mais histeria e desinformação do que comunica a seriedade do que aconteceu.

Mas sempre há exceções, e um meteorologista que trabalha para a WKRG, uma rede dedicada a análises climáticas, tem chamado a atenção na internet. Milhares de moradores dos EUA têm elogiado Alan Sealls por sua postura calma e sua capacidade de fazer com que os espectadores entendam diferentes aspectos das previsões sobre a passagem do Irma.

O vídeo abaixo, em que ele detalha as previsões para as atividades do Irma para os dias seguintes, foi publicado no dia 6 de setembro e, em menos de uma semana, acumulou mais de 4,5 milhões de visualizações, além de milhares de comentários elogiando a postura do meteorologista.

Entre os elogios, destaque para como Alan ressalta que as representações gráficas são baseadas em cálculos e modelos matemáticos, mas que não são capazes de prever com exatidão o caminho ou a intensidade do Irma (ou de qualquer outro furacão). Mesmo lembrando que a rota poderia mudar um pouco, ele frisou que os moradores da Flórida deveriam seguir as recomendações das autoridades e evacuar a área para garantir sua segurança.

Na semana passada, alguns veículos de televisão dos Estados Unidos foram criticados por colocar seus repórteres nas ruas, justamente em regiões sobre as quais eles alertavam sobre a necessidade de evacuação. Muitos jornalistas e espectadores criticaram o risco a que os profissionais foram submetidos, sem que trouxesse grandes diferenciais no que se refere à capacidade de informar, como no exemplo abaixo.

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.