Ciência

Cientistas criam sangue humano sintético em pó. E ele deve ser usado em menos de 10 anos

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Eventos trágicos, como o recente tiroteio em Las Vegas, mas diversos acidentes ou doenças exigem uma grande quantidade de sangue para transfusões, muitas vezes emergenciais – e, com isso, a vida de milhares de pessoas diariamente depende de doações e estoques.

Tendo validade curta e oferta quase que necessariamente menor do que a demanda, há anos a ciência tenta criar algo que resolva em grande parte tal dilema: o sangue artificial.

Juntando hemoglobina humana, retirada dos glóbulos vermelhos de sangues vencidos em bancos de doação, com um polímero sintético, o sangue sintético batizado de ErythroMer, será uma espécie de pó desidratado, que poderá ser armazenado por anos – no lugar do pouco mais de um mês que o sangue real se mantém utilizável quando refrigerado. A ideia é que ele possa ser embalado junto com água purificada, e ser utilizado sempre que um médico precisar.

O ErythroMer está sendo desenvolvido por laboratórios americanos, junto com o Instituto Nacional de Saúde e o Departamento de Defesa dos EUA, mas ainda se encontra em estágio de teste. Segundo cientistas, os testes em humanos se darão provavelmente nos próximos 5 anos – a ideia é que, se todos os testes derem certo, ele esteja sendo utilizado nos próximos 6 a 10 anos.

 

 

Ilustração sobre como será o sangue artificial

Existem, porém, outros sangues artificiais em desenvolvimento pelo mundo, e até mesmo glóbulos vermelhos desenvolvidos em laboratório se encontram hoje em teste. Para além de eventos ou doenças isoladas, regiões mais pobres do planeta precisam constante e intensamente de sangue, e tais avanços podem significar a diferença entre a saúde e a doença – entre a vida e a morte – para muita gente – e é pra isso que o melhor da ciência deve se desenvolver.

© fotos: divulgação


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Pesquisadores estão atrás de voluntários para passar 56 dias tomando cerveja