Ciência

Estudo brasileiro revela que substâncias psicodélicas melhoram atividade cerebral

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Um estudo publicado recentemente na revista “Scientific Reports” por um grupo de cientistas brasileiros indica que substâncias psicodélicas são capazes de melhorar atividades cerebrais fundamentais.

Com a aplicação de uma dose do composto 5-MeO-DMT em contato com minicérebros – estruturas feitas a partir de células tronco que imitam cérebros humanos – o estudo revelou que tal substância melhorou a plasticidade neural e as sinapses cerebrais.

A substância utilizada é dimetiltriptamina (DMT), psicodélico encontrado em diversas plantas e princípio ativo do ayahuasca, chá feito com plantas e cipós utilizado em cerimonias do Santo Daime.

Com a aplicação da substância, quase mil proteínas cerebrais se alteraram e se mostraram em maior quantidade, algumas importantes para processos de aprendizado e memória.

 

Preparado de folhas e cipó que faz o Ayahuasca

A pesquisa, segundo o líder Stevens Rehen, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, indica o potencial clínico de substâncias hoje proibidas por questões políticas. Além da melhora em proteínas ligadas ao aprendizado e à memória, outra proteínas, envolvidas com inflamação, degeneração e lesão do cérebro foram encontradas em menor quantidade.

Exemplo de LSD em papel 

Segundo Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coautor do estudo, os psicodélicos clássicos podem ser importantes ferramentas para transformações psicobiológicas. É sábido que o DMT e o LSD possuem potenciais efeitos antidepressivos e anti-inflamatórios.

Cogumelos alucinógenos

Há muito o que se descobrir e aprender a respeito do cérebro humano, e claramente a proibição de tais drogas não ajuda em nada esse importante processo.

© fotos: Getty Images/Divulgação


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Veja Também
Estudo da OMS confirma: maconha é segura e funciona no tratamento de tipos de câncer e Parkinson