Futuro

Por que 1 kg não será mais o mesmo a partir de 2019

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


Física é uma ciência exata. Logo, as unidades de medida também são – um quilo é um quilo e não tem o que mudar, certo? Bem, não exatamente. No passado, as unidades de medida eram definidas a partir de padrões, geralmente baseados em objetos físicos.

Nas últimas décadas, porém, a ciência passou a usar constantes matemáticas para definir as unidades, como o segundo (medido pelo número de ciclos de radiação que fazem um átomo de césio-133 mudar de nível de energia num relógio atômico) e o metro (relacionado à distância percorrida pela luz em 1/299 792 458 de um segundo).

Por que 1 kg não será mais o mesmo a partir de 2019

Já o quilo é uma das últimas unidades que ainda depende de um objeto físico para ser medida. No caso, um cilindro de 4 centímetros composto por uma liga de platina e irídio. Fabricado em Londres em 1879, ele está guardado no Escritório Internacional de Pesos e Medidas, em Paris, desde 1889.

Foram criadas algumas cópias do objeto e distribuídas para padronizar a versão oficial do quilo, permitindo que balanças de todo o mundo fossem calibradas com perfeição.

Por que 1 kg não será mais o mesmo a partir de 2019

Cilindro armazenado em Paris determina o que conhecemos como quilograma atualmente

Acontece que objetos físicos podem ganhar ou perder ligeiras quantidades de massa com o passar dos anos, e o quilo original perdeu 50 microgramas em um século.

A diferença é irrelevante para o dia a dia, mas pode trazer problemas a estudos científicos que exigem grande precisão. É por isso que os membros do Comitê Internacional de Pesos e Medidas vão se reunir em 2018 para redefinir o que é um quilo – algo que eles tem tentado fazer desde 1999.

Eles vão usar uma Balança de Watt, que compara uma força eletromagnética gerada usando uma bobina e um ímã à energia mecânica de um corpo, para calcular uma constante que possa determinar o novo valor do quilo. O padrão passa a valer em maio de 2019.

Por que 1 kg não será mais o mesmo a partir de 2019

O grupo também pretende redefinir outras três unidades de medida: o ampere (unidade de corrente elétrica), o kelvin (unidade de temperatura) e o mol (unidade para quantidade de substância).

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.