Matéria Especial Hypeness

Ainda dá tempo: Como aliviar a pressão antes das provas do Enem

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie


Quando novembro começa já dá aquela sensação de que o fim do ano chegou.  Pode ser um delicioso mês para se começar a pensar os planos de férias, Natal e Ano Novo. Mas, por outro lado, a depender da fase da sua vida, antes de pensar em descansar você precisa estar prontinho para prestar o Enem. E, bem, nesses casos, novembro tende a ser um mês especialmente estressante.

Por isso, é importante estar preparado não só para os estudos. Nem só de decorar fórmulas, ler os livros indicados e muitas aulas e horas de lições de casa é feito o Enem. É que quem vai prestar o Enem deve se sentir bem, pronto e inteiro para encarar a prova dando o melhor de si.

Ainda dá tempo: Como aliviar a pressão antes das provas do EnemSe por um lado estudar é fundamental, por outro é preciso que o corpo e a cabeça estejam funcionando bem para que o desempenho na prova possa estar à altura de todos esses meses – ou anos – de dedicação. Assim, algumas dicas de saúde, concentração, comportamento e alguns métodos “alternativos” de aprendizado podem fazer toda a diferença na “hora H”.

Respire fundo para controlar a ansiedade

Ainda dá tempo: Como aliviar a pressão antes das provas do EnemPor exemplo: Respire. Nos momentos de maior ansiedade, respirar ajuda muito a normalizar os batimentos cardíacos e manter a calma.

Pode até parecer óbvio, mas muitas vezes colocamos o esforço para conseguir algo à frente de nossa própria saúde – e sem o corpo são, não há nem como fazer o Enem, quanto mais sair-se bem na prova. Dormir bem e direito, alimentar-se e não forçar demais o corpo são tão importantes quanto o estudo.

Precisa de ajuda? Um app chamado Spire, criado por pesquisadores da Universidade de Stanford, é capaz de analisar a maneira como respiramos para identificar o nível de nervosismo que estamos passando em determinado momento do dia.  

Exigir demais de si mesmo pode ser o caminho perfeito para o estresse e  ansiedade. Que tal trocar a cobrança excessiva pela confiança especial? Acredite na sua capacidade de aprender e seja também criativo. Se trancar no quarto com todos os livros e apostilas e se proibir de passar um tempo com amigos e família pode não ser tão efetivo quando você pensa.

Ainda dá tempo: Como aliviar a pressão antes das provas do EnemAs pessoas que amamos não só nos ajudam como nos mantém mais calmos e, em muitos casos, focados. Quando estamos exaustos, confusos ou ansiosos, um irmão, amigo ou mãe podem nos ajudar a lembrar quem somos, o que queremos e do que somos capazes. Se isolar completamente nessas horas de maior pressão pode intensificar ainda mais a ansiedade e a dúvida.

Coma bem e esteja perto dos amigos

Ainda dá tempo: Como aliviar a pressão antes das provas do EnemUma animação criada pelo pessoal do TED mostra de forma clara a influência do estresse no corpo e todas as complicações de saúde que ele pode causar. Embora o impulso do estresse possa melhorar o desempenho em determinada tarefa, a pressão contínua ou muito frequente é extremamente negativa para o organismo.

Parte do estresse todo pode ser evitado com uma boa alimentação. Dê preferência para comidas leves. Comidas gordurosas e pesadas são de digestão mais lenta e, com o corpo “ocupado” em digerir essas “bombas”, o raciocínio e a disposição também diminuem a marcha. Tanto para estudar quanto para a prova, alimentar-se com saladas, legumes, frutas e comidas leves é a melhor pedida.

Por fim, não abandone o lazer. É claro que em cima da hora do Enem essa dica pode parecer loucura, mas não é: há um limite para o quanto suportamos estudar, e separar algumas horas para o lazer na verdade ajuda a refrescar a cabeça e repor as energias para mais estudo ou para a prova. Se o lazer relaxa e tira um pouco a cabeça do excesso de preocupação, ele diminui o estresse e nos coloca em um estado de espírito melhor para grandes esforço mentais.

Crie, então, formas de unir os amigos que estão passando por essa fase complicada do Enem e vá para a cozinha. Sim, é que assar bolos e pães para os amigos faz bem para a sua saúde, de acordo com uma pesquisa publicada aqui no próprio Hypeness.

É claro que em cima da hora do Enem essa dica pode parecer loucura, mas não é: há um limite para o quanto suportamos estudar, e separar algumas horas para o lazer na verdade ajuda a refrescar a cabeça e repor as energias para mais estudo ou para a prova. Se o lazer relaxa e tira um pouco a cabeça do excesso de preocupação, ele diminui o estresse e nos coloca em um estado de espírito melhor para grandes esforço mentais.

Música boa e uma repassada mais que especial nos estudos

Ainda dá tempo: Como aliviar a pressão antes das provas do EnemLembre-se: música é capaz de reduzir – e muito – o estresse. Duvida? A gente já falou sobre isso antes aqui.

Sabendo disso, a Sprite decidiu se fazer presente com a campanha Sprite Formula Songs. A ideia é ajudar milhões de alunos a estudarem de uma forma mais divertida pra este final de semana que está vindo aí.

Se o jeito de desestressar é justamente dar uma repassada nos estudos, ok. A Sprite convidou professores de 5 matérias diferentes – Química, Física, Matemática, Português e Biologia – para dividirem seus conhecimentos como se fossem artistas pops, cantando em videoclipes produzidos como que para cantores e bandas de verdade.

Ainda dá tempo: Como aliviar a pressão antes das provas do EnemA sensação de RFRSH que um Sprite nos traz agora não será ligada somente ao prazer da bebida, mas também ao RFRSH no jeito de se estudar.

Indo do funk ao tecnobrega, cada música traz fórmulas, regras e conteúdos de matérias que costumam cair no Enem e em vestibulares como um todo – e que, através dos vídeos e da música, podem se tornar mais fáceis de se memorizar e aprender.

Nasceram, então, quatro videoclipes e sete músicas, reunidas em uma playlist no Spotify e no YouTube.

Com uma Sprite gelada, respire fundo e lembre-se de algumas tarefas mais naturais, simples e prazerosas para que o Enem se torne um momento importante a ser comemorado. Da forma mais divertida e com RFRSH.

Ainda dá tempo: Como aliviar a pressão antes das provas do EnemAinda dá tempo: Como aliviar a pressão antes das provas do Enem

 

© fotos: divulgação


Vitor Paiva

Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta e Só o Sol Sabe Sair de Cena.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.