Ciência

Tubarão pré-histórico é encontrado em Portugal

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie


As águas de Algarve, no sul de Portugal, mantinham até hoje um habitante inusitado. O Chlamydoselachus anguineus, também chamado de tubarão-enguia ou tubarão-cobra, é uma espécie pré-histórica de tubarão pouco conhecida, mas que acaba de dar as caras em mares lusitanos.

Tubarão pré-histórico é encontrado em Portugal

Foto: Marian Torres

Capturado em agosto por uma rede de pesca, o animal tem 300 dentes finos e afiados. Sua descoberta foi anunciada apenas recentemente pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os tubarões-enguia são considerados como verdadeiros “fósseis vivos“.

Tubarão pré-histórico é encontrado em Portugal

Foto: Citron/CC-BY-SA-3.0

Por viverem muitos metros abaixo da superfície, pouco se sabe ainda sobre a espécie. Não há dados sobre a quantidade de indivíduos existentes ou sua possibilidade de extinção. O animal encontrado em Portugal foi capturado a 700 metros de profundidade e retirado do mar já morto.

Tubarão pré-histórico é encontrado em Portugal

Foto: Citron/CC-BY-SA-3.0

De acordo com depoimento de Margarida Castro, professora e pesquisadora do Centro de Ciências Marinhas da Universidade de Algarve, à BBC, a espécie é a única sobrevivente de uma família quase extinta de tubarões. Os especialistas acreditam que o animal tenha surgido no período jurássico tardio, há dezenas de milhares de anos.


Redação Hypeness

Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.