Seleção Hypeness

6 brasileiros que transformaram ideias em ações e produtos mais que inovadores

por: Mari Dutra

Patrocinado por: Canal Ford EcoSport

Publicidade Anuncie


Ideias boas não faltam por aí, mas algumas vezes é preciso dar um passo em frente para transformar a imaginação em ação. Você vai ver que não é fácil sair da zona de conforto e colocar as mãos na massa, mas o resultado é recompensador.

É o que mostram estes seis brasileiros que, com muita força de vontade, apostaram tudo em suas ideias e criaram produtos e serviços inovadores em diversas áreas de atuação. Da literatura aos drinks, eles souberam fazer a diferença e mostram como a imaginação pode ser transformadora.

1. A livraria de autores e autoras negras criada Ketty Valêncio

A empresária Ketty Valêncio usou seu poder transformador para dar visibilidade a mulheres negras, assim como ela. A proposta deu origem à Livraria Africanidades, especializada em literatura afro-brasileira e feminista. O catálogo possui desde livros infantis até obras de referência em diversas áreas de conhecimento – e nós falamos mais sobre a proposta aqui.

Foto: Reprodução Facebook/Ketty Valencio

2. O empreendedorismo de Andreas Ufer

A história de empreendedorismo de Andreas começa como tantas outras. Imerso em um ambiente corporativo que não o satisfazia, ele decidiu dar uma guinada na carreira. Vendo muitos projetos de empreendedorismo social não deslancharem por falta de planejamento, criou o Sense-Lab, uma consultoria empresarial com foco em inovação social.

Foto: Reprodução

3. Os contos de fadas de Marina Avila

Você já deve ter ouvido falar que muitos contos de fada não tinham finais felizes. Pois é! Para mostrar a verdadeira história por trás destes contos, a produtora editorial Marina Avila trabalhou com as versões originais de textos famosos durante seu trabalho de conclusão de curso na faculdade.

O projeto se transformou livro e foi um sucesso tão grande que deu origem a uma incrível coleção, financiada pelo Catarse. A coleção inclui clássicos como “A Pequena Sereia” e “A Bela e a Fera” em suas versões originais, mas também contos da cultura nórdica, celta e russa, com desenhos originais. Spoiler: uma criança ficaria bem assustada se tivesse acesso a essas obras, ok?

Foto: Reprodução Youtube

4. Tratando a dor com a luz de Marcelo Sousa

O cearense Marcelo Sousa criou uma maneira inovadora de lidar com a dor. Doutor em física médica, ele desenvolveu um aparelho que usa a luz para amenizar dores crônicas, o Light Aid. O dispositivo, que funciona como uma espécie de “curativo de luz”, é portátil e flexível. Ele utiliza a luz para promover reações no interior de células deficientes, tornando-as mais saudáveis. O produto já conquistou um prêmio na StartupFarm em 2015 e hoje é comercializado pela empresa Bright Photomedicine, também criada por Marcelo.

Foto via Startup Farm

5. As tinturas naturais de Maibe Maroccolo Lima

Apaixonada por moda e sustentabilidade, Maibe decidiu unir estes dois conceitos. Nascia assim a Mattricaria, uma marca de moda com tecidos tingidos naturalmente usando plantas do cerrado brasileiro. A empresa também empodera os clientes através de oficinas e comercializando corantes naturais para que qualquer um possa realizar os tingimentos em casa.

Foto via Pupi.la

6. O champlé (champanhe + sacolé) de Ruan Nemeczyk

Ruan Nemeczyk é um visionário. Nascido no morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, ele decidiu unir duas coisas que parecem pertencer a universos diferentes: o champanhe e o sacolé. Ruan passou a vender a mistura com um copinho de plástico de brinde para os consumidores das praias cariocas. O sucesso foi tanto que, um ano e meio depois, ele seguiu empreendendo e hoje já tem sua própria champanheria no Rio de Janeiro – a Baby Beach, na Cadeg, no bairro de Benfica – tem mais dessa história aqui.

*“O sentido da vida é encontrar o seu dom. O objetivo é presenteá-lo aos outros”. A frase é atribuída ao mestre Picasso, mas poderia ser a epígrafe do canal especial que o Hypeness criou em parceria com a Ford. Aqui acreditamos que todo ser humano é uma mente criativa em potência, com coisas novas para trazer para o mundo, e por isso contaremos essas histórias, de pessoas que souberam transformar a imaginação em ação. Aqui não falaremos de sonhos, mas de objetivos que, cedo ou tarde, teriam que ser concretizados. Não fuja dos seus.

Para saber mais, clique aqui e para conhecer o novo Ford EcoSport, siga este link.






Foto em destaque: Alice Achterhof

Fotos texto: Reprodução Facebook/Ketty Valencio; Reprodução Sense-Lab; Reprodução Youtube; Startup Farm; Pupi.la; Divulgação


Mari Dutra

Depois de viver na Argentina, na Irlanda e na Romênia, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Hoje escreve para o Hypeness e mantém um blog de viagens, o Quase Nômade, em que conta mais de suas experiências pelo mundo.